Dia do Gari, Uma data para comemorar
15/05/2013 10h43

O dia 16 de maio é a data que se comemora o dia do Gari, profissional que tem um papel fundamental para o bem estar da população porque impede que o lixo se acumule nas ruas e nos bueiros, evitando as enchentes e a proliferação de bichos e doenças. A data foi instituída por uma lei em 31 de outubro de 1962.
A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”. Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas seu legado está presente até os dias de hoje.
A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) é responsável pela manutenção da limpeza de Manaus. Para a realização desse trabalho, o órgão conta com aproximadamente 3,5 mil garis. Como Manaus é uma cidade que tem crescimento horizontal, esse número ainda não é suficiente para que haja varredores fixos em todas as ruas da cidade. A Semulsp possui servidores concursados, contratados do Regime Direito Administrativo (RDA) e com profissionais terceirizados.
Os profissionais da Limpeza pública estão divididos em grupos que desenvolvem serviços de limpeza de Igarapés, capinação, varrição, poda de árvores, jardinagem, coleta domiciliar e mutirões.
Os equipamentos necessários
Os materiais de trabalho dos garis não se resumem em vassoura, pá e carrinho de lixo. O uso do uniforme da empresa é essencial, assim como o uso de um calçado específico e das luvas. O conjunto contribui para reduzir os riscos de infecção e de acidentes cotidianos. No entanto, o uso desses itens nem sempre é bem visto pelos garis. O uso da luva, por exemplo, é obrigatório, mas alguns não a utilizam. Por isso, é preciso que a segurança do trabalho faça uma fiscalização constante.