Obra do retorno do CMA recebe pavimentação no encabeçamento da pista
10/05/2013 15h53

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entra na reta final da obra do retorno em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste. Nesta manhã, uma equipe deu início à pavimentação no encabeçamento do retorno. Na ação, uma máquina vibro-acabadora, com capacidade para três toneladas de massa asfáltica, está sendo utilizada. O serviço oferece grande rendimento nas obras, preparando a via para suportar impactos de tração originados pelo fluxo intenso de veículos.
Nesta fase serão usadas 45 toneladas de asfalto. Paralelamente a esta ação, a Seminf fiscaliza a obra do retorno, cujo prazo para conclusão é de 20 dias. Além do asfalto, o trecho recebe serviços de ferragem e concretagem. A estrutura é composta de pavimentação rígida, com concreto armado e armação dupla, seguindo as especificações determinadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
De acordo com o Departamento de Engenharia da Prefeitura de Manaus, antes do recapeamento final, o retorno será totalmente pavimentado com solo de cimento e brita graduada, além de barras de transferência, que dão estabilidade a veículos pesados e aumentam a resistência da obra.
Faixa lateral
A Divisão Distrital Central da Seminf realizou uma correção no declive da pista direita da via, que ficava alagada quando chovia. Segundo o chefe da divisão, Efraim Costa, o trecho será reforçado com cimento e brita para dar maior sustentação à base asfáltica, que também leva brita em sua composição.
Antes destas obras, a Seminf executou 600 metros de drenagem profunda no local, além de construção de sarjeta (drenagem superficial), assentamento de tubos para passagem de água, aterro hidráulico, 600 metros de meio fio e sarjeta e 30 caixas coletoras, que comportarão o volume d’água pluvial.
Assessoria de Comunicação