Semsa promove primeiro Encontro de Auditoria do SUS no Amazonas

Por Prefeitura de Manaus

08/05/2013 15h15

Icone audio

Garantir a qualidade dos serviços de saúde e a fiscalização permanente do cumprimento de metas por parte das secretarias de Saúde do Estado e do Município, além de fortalecer a importância do papel do auditor do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses foram os principais pontos discutidos no I Encontro de Auditoria do SUS Amazonas, realizado nesta quarta-feira pela Prefeitura de Manaus, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

A abertura do evento foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, com a participação de representantes dos órgãos de auditoria do SUS nas esferas Federal, Estadual e Municipal, do Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO), dos órgãos de Ouvidoria do SUS e do Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (Unasus Sindical).

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, destacou que mesmo que o papel dos auditores não tenha visibilidade para o público, eles garantem que os serviços prestados tenham qualidade e sejam fiscalizados. “Esse encontro é importante para que o SUS tenha melhoria, alinhando estratégias. Na Semsa temos 10 auditores que garantem que as metas que estabelecemos para o prefeito Arthur Neto sejam efetivamente cumpridas e se os serviços foram realmente realizados. Temos médicos, dentistas e outros profissionais de saúde como auditor, para fazerem o controle interno da saúde, alinhados com o Conselho Municipal de Saúde e Ouvidoria da Saúde”, enfatizou.

Melo explicou que o encontro busca também a ampliação do diálogo e da integração entre as entidades responsáveis pelo trabalho de auditoria no SUS e aquelas responsáveis pela participação social. “O evento também é uma estratégia para promover a divulgação do trabalho realizado pelos componentes de auditoria do SUS e para informar à sociedade sobre o papel participativo da auditoria do SUS”, informa Evandro Melo.

O evento contou com a presença da presidente da União Nacional dos Auditores do SUS, Socorro Mateus, que defendeu a ampliação do número de auditores em todo o País. Segundo a auditora, o Brasil somente possui 900 auditores, que não dão conta para fiscalizar todos os 5.564 municípios do País.

“Manaus tem um número suficiente, que são 10, mas mesmo assim é sempre bom colocar mais. Estamos lutando pela regulamentação e valorização do cargo de auditor e esse Encontro em Manaus é importantíssimo porque demonstra que a Semsa está empenhada na fiscalização e controle dos resultados de suas ações”, declarou.

A diretora do Departamento Municipal de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação da Semsa, Alba Montorroyos, disse que Auditoria do SUS representa o controle interno do Sistema Único de Saúde, fiscalizando as ações e serviços públicos de saúde, e sendo um instrumento para assegurar ao gestor público a aplicação adequada dos recursos destinados à saúde. As atividades da Auditoria do SUS incluem: auditoria de controle de prestação de serviços; auditoria de denúncias de usuários do SUS; e elaboração de pareceres técnicos a partir de demandas do gestor público.

Entre os temas expostos no evento estão ‘O fortalecimento da Auditoria do SUS à luz da gestão participativa’ e ‘Desafios do controle interno no novo modelo de gestão do SUS’.

_________________
Reportagem: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315