Festa do Trabalhador na Ponta Negra acontece com praia interditada para o banho
01/05/2013 22h28

Os banhistas que foram à Ponta Negra na manhã desta quarta-feira, 1º., para aproveitar o feriado e participar dos festejos do Dia do Trabalhador, não puderam entrar na água. Por recomendação do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Manaus interditou a praia às 16h do último domingo, após a captura de um jacaré no local. Por isso, a Guarda Municipal e fiscais do Instituto Muncipal de Planejamento Urbano (Implurb), passaram o dia orientando aqueles que insistiram em tomar banho.
Pela manhã , a prefeitura fez a interdição do acesso a água com grades e fitas de isolamento, para evitar que as pessoas tomassem banho O fiscal do Implurb e gerente do Complexo de Lazer Ponta Negra disse que sua equipe está orientando as pessoas quanto ao risco. Segundo ele a praia ainda passa por um processo de observação e que não havia previsão de liberação para esta quarta-feira.“Contamos com a ajuda da Guarda Municipal que disponibilizou o material para o isolamento do acesso a água, e nós vamos passar o dia orientando as pessoas quanto o motivo da restrição”, explicou.
Esporte e Lazer
Quem optou em ficar no calçadão pode fazer uso do projeto faixa liberada para correr, caminhar, pedalar ou andar de skate.
Uma grande tenda foi armada para realização de aulas de ginástica aeróbica, jump, step e mistura de ritmos. A inciativa acabou chamando atenção de quem passava pelo local e resolveu participar.
A cabeleireira Ana Rosa Gonçalves foi a Ponta Negra levar os filhos para andar de bicicleta e aproveitou para fazer uma aula. “Uma hora de aeróbica queima 600 calorias, então aproveitei que estava aqui e resolvi participar. Gostei muito”, contou.
O secretário municipal de Desporto, Lazer e Juventude, Fabrício Lima, destacou a importância de proporcionar a oportunidade aos trabalhadores de fazerem atividade física durante a festa. “Nada melhor que iniciar o dia exercitando o corpo. Por isso, a prefeitura preparou uma série de atividades para quem veio aqui comemorar o 1º. de maio conosco”, disse Fabrício.
Segurança
O secretário do Gabinete Militar, coronel Fernando Farias, destacou que os órgãos da prefeitura agem em parceria com a Polícia Militar e Conselho Tutelar. A estratégia adotada no último domingo de proceder uma revista nos pontos de acesso a praia continua. A medida visa evitar a entrada de armas e diminuir o uso de bebidas alcoólicas por menores de idade.
“Percebemos que a triagem surtiu um efeito positivo, pois a população aprovou e nós inibimos a ação de quem veio ao balneário em busca de confusão. Logo, vamos manter a revista durante toda a festa”, finalizou o secretário.
Agentes da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) orientavam ambulantes quanto à restrição de comércio na área do Complexo de Lazer da Ponta Negra.
A Festa do Trabalhador, na Ponta Negra, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), em parceria com as Centrais NCST-AM/RR, UGT-AM e Força Sindical.
Texto – Ulysses Marcondes