Em seminário, prefeitura destaca importância da sociedade para consolidação do processo de reciclagem

Por Prefeitura de Manaus

07/04/2015 14h41

Icone audio

semsustent (2)

 

Manaus está sediando o primeiro Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade (Sintes), realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o apoio de diversos órgãos do poder público e entidades de classe. As ações de reciclagem de resíduos sólidos, promovidas pela Prefeitura de Manaus, foram destaque durante a abertura do evento, nesta terça-feira, 7.

 

Com a palestra “A importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente”, o subsecretário municipal de Gestão em Limpeza Pública (Semulsp), Eisenhower Pereira Campos, deu as boas-vindas aos convidados. Entre eles, representantes do parlamento italiano, além de estudiosos de diversos estados brasileiros. Ele destacou a implementação na capital da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a inclusão dos catadores nesse processo.

 

“Tivemos um grande avanço nos últimos anos, reconhecendo o catador como protagonista nesse processo de dar a correta destinação para a coleta de resíduos sólidos. A prefeitura tem trabalhado para oferecer toda logística e as condições necessárias para que eles possam reciclar esses materiais, cuidando do transporte e local adequado para que façam a triagem do que foi recolhido. Acreditamos que somente com a participação popular e de toda a sociedade civil é que conseguiremos dar seguimento a um efetivo programa de coleta seletiva”, defendeu Eisenhower.

 

Outra preocupação da prefeitura é criar mecanismos de aproximação da sociedade com os espaços verdes existentes nas áreas urbanas. A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de preservar a natureza. ”Nós temos todo um trabalho voltado para a arborização e paisagismo da cidade, bem como no sentido de ampliar a nossa produção e distribuição de mudas, para fazer com que o verde esteja, cada vez mais, presente na vida das pessoas. Além disso, estamos desenvolvendo um projeto de recuperação de áreas verdes degradadas, reflorestando-as e as equipando com aparelhos de esporte e lazer para aproximar a população desses espaços”, complementou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Itamar de Oliveira Mar.

 

Focada no desenvolvimento sustentável e na educação ambiental, a primeira edição do Sintes continua até a próxima sexta-feira 10, na sede da Escola Superior de Tecnologia, que fica na avenida Darcy Vargas, Parque Dez, zona Centro-Sul. O objetivo é estimular a criação de novas tecnologias voltadas para questões ambientais e promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

 

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Alex Pazuello