Encontro discute a Atenção Primária e a regionalização da saúde
07/04/2015 12h54

Durante quatro dias de atividades, secretários, diretores de hospitais e coordenadores da Atenção Básica de Saúde vão discutir “Os desafios e prioridades para a consolidação da Atenção Primária e da regionalização em saúde no Amazonas”, no III Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas. O encontro é realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Amazonas (Cosems-AM) e a abertura foi nesta segunda-feira, 6, no Amazon Golf Resort, em Rio Preto da Eva, a 67 km de Manaus.
A Prefeitura de Manaus foi representada pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. Entre os principais temas de discussão, são pilares a saúde indígena, a regionalização da saúde e a vigilância alimentar e nutricional. “É hora de uma troca intensa de ideias para a melhoria do nosso trabalho e dos serviços que prestamos à população”, avaliou Homero de Miranda Leão.
Na ocasião, o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, relatou que as políticas do Estado se unem as dos municípios sob o prisma da regionalização dos processos de atenção à saúde no Amazonas. “Nós precisamos fazer todos entenderem que cada pequena região do estado, que é gigante, precisa ser tratada com uma avaliação local e, a partir daí, termos recursos direcionadas a cada uma dessas regiões”, ressaltou Alecrim.
Em votação, os 62 secretários municipais de Saúde do Estado, reelegeram para o biênio 2015-2017 como presidente do conselho o secretário municipal de Saúde de Itapiranga, Januário Carneiro Neto. O presidente do Cosems reforçou que há uma luta intensa em busca dos entendimentos e parcerias que possam levar às decisões mais adequadas para as características de cada município. “Nós temos o entendimento de que precisamos ser vistos com as nossas diferenças culturais, logística e geográficas para que as ações possam ser melhor alinhadas”, pontuou.
As discussões seguem nesta terça-feira com fóruns setorizados que devem discutir saídas de melhoria do atendimento como também novas ações de saúde em todos os municípios do estado. O encerramento do evento será nesta quinta-feira, 9.
Fotos: Assessoria de Comunicação / Semsa