Semsa promove ação de saúde para indígenas
19/04/2013 16h32

Para marcar as comemorações do Dia Nacional do Índio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta sexta-feira, 19, uma ação de saúde no Parque Nações Indígenas, no Tarumã, zona Oeste de Manaus, onde vivem 1,2 mil famílias indígenas, distribuídas entre 27 etnias. O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explicou que o evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviço Social de Direitos Humanos (Semasdh), disponibilizando para a população indígena ações de imunização, como vacinação e ações de Saúde Bucal, consultas médicas e exames de pressão arterial e de glicemia capilar.
Além dos serviços de saúde, a Semasdh viabilizou no local o cadastro único para o Programa Bolsa Família, promoveu orientações sobre direitos das mulheres, da pessoa idosa e de crianças e adolescentes, oficina de artesanato e orientações jurídicas.
“A ação de saúde em comemoração ao Dia do Índio é uma forma de mostrar que a Prefeitura de Manaus entende que é preciso sempre levar em conta a diversidade existente entre a população de Manaus, que apresenta diferentes demandas na área da saúde. E essas pessoas, com diferentes características, precisam ser acolhidas pelos serviços de saúde, que precisam montar estratégias para atender as necessidades de cada uma”, ressaltou Evandro Melo.
Durante a programação, realizada no Centro Comunitário do Parque Nações Indígenas, houve também a apresentação de dança da etnia Tikuna para recepcionar os trabalhadores da Semsa e da Semasdh. De acordo com o morador Messias Kokama, um dos líderes da comunidade, a dança apresentada é uma das formas utilizadas pelos indígenas para abençoar um dia de trabalho.
“Neste dia de comemoração aos povos indígenas, a realização de ações da Semsa e da Semasdh é importante para chamar a atenção dos indígenas para as questões essenciais de saúde e de serviço social, conscientizando sobre a importância do esforço de todos para a melhoria dos serviços”, destacou Messias Kokama.
Influenza
A ação direcionada para os indígenas também fez parte da programação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), iniciada na segunda-feira, 15, e que tem como meta vacinar 245 mil pessoas na cidade de Manaus.
O dia ‘D’ de mobilização da campanha vai acontecer amanhã, dia 20, no Parque Municipal do Idoso, às 9h, e contará com 873 postos de vacinação em toda a cidade. “Mais de cinco mil profissionais da Semsa e de entidades parceiras estarão trabalhando em postos fixos e volantes, distribuídos em pontos estratégicos da cidade, incluindo shoppings, supermercados e feiras. O mais importante é garantir um fácil acesso fácil da população à vacina”, explicou Evandro Melo.
A campanha tem como público alvo os idosos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, indígenas, as pessoas portadoras de doenças crônicas, e mulheres até o 45º dia após o parto, trabalhadores da saúde e a população presidiária.
Evandro Melo explica que a vacina vai proteger as pessoas contra a gripe sazonal (conhecida como gripe comum) e a gripe influenza A (H1N1). “A campanha tem como público alvo grupos de pessoas mais vulneráveis à gripe, como os indígenas e idosos, e que por isso são considerados como prioritários para a vacinação”, informou Evandro Melo.
Depois da mobilização do dia “D”, a campanha contra Influenza seguirá até o dia 26 de abril e os interessados poderão procurar as Unidades de Saúde da rede municipal para a vacinação.
Câncer Bucal
A Semsa também vai realizar na manhã deste sábado, dia 20, a mobilização para a Campanha Municipal de Combate ao Câncer Bucal, direcionada para pessoas com mais de 50 anos de idade. A mobilização também vai acontecer no Parque Municipal do Idoso, onde equipes de Saúde Bucal realizarão ações de Educação em Saúde e exames odontológicos, buscando lesões com potencial cancerígeno.
Durante o período da campanha, que deverá ser encerrada dia 26 de abril, os exames também poderão ser feitos nas Unidades Móveis de Saúde Bucal. Os casos suspeitos serão encaminhados para os Centros de Especialidade Odontológica (CEOs).
Reportagem: Eurivânia Galúcio