Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho começa a receber iluminação a LED
25/03/2015 10h25

A Prefeitura de Manaus começou, na noite desta terça-feira, 24, a substituição da iluminação pública na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, no bairro de Adrianópolis, zona Centro-Sul. O prefeito Arthur Virgílio Neto, que acompanhou os trabalhos na via, ressaltou que todas as luminárias antigas serão substituídas gradualmente pelas lâmpadas a LED.
Em toda a extensão da avenida serão implantadas 183 lâmpadas a LED. Cada uma com 240 watts de potência. Elas vão substituir as já defasadas lâmpadas de vapor metálico, que iluminavam menos e consumiam mais energia. A troca visa deixar a Umberto Calderaro tão iluminada quanto a Alamada Cosme Ferreira, na zona Leste, onde toda a iluminação já foi substituída.
O prefeito explicou que todas as vias que já receberam as novas lâmpadas a LED foram classificadas como as de maior deficiência na iluminação. A avenida Tancredo Neves, no Parque Dez, as ruas João Valério e Pará, no conjunto Vieiralves, e a rua Salvador, no Adrianópolis, já foram beneficiadas com o LED, que deve chegar a 50% da cidade até o final do ano.
“Aqui vamos fazer toda a via, mas começamos pelos locais onde a incidência de roubos e furtos era maior e o problema na iluminação era mais agudo. O mesmo fizemos na avenida Mário Ypiranga, onde fizemos apenas alguns pontos. Vamos voltar a trabalhar no local, ao mesmo temo em que vamos avançando nas zonas Leste e Norte. Vamos continuar a implantar o LED em toda a cidade nesses dois anos”, afirmou o prefeito.
Na Umberto Calderaro, o LED começou a ser instalado em um trecho do canteiro central, próximo a parada de ônibus localizada em frente a um shopping da via. O gerente da Manausluz, Amaury César Pini, adiantou que todos os demais postes da lateral esquerda e da direita receberão a nova iluminação.
“Tudo isso trará grande economia. Para se ter uma ideia, nós temos uma lâmpada de 400 watts metálica. Tem também um fator de perda pelo reator de mais dez por cento, então teremos 440 watts. Tudo isso está sendo substituído por uma de 240. Ou seja, são 200 watts a menos e com uma eficiência melhor. Garantia de dez anos e com uma qualidade muito melhor”, descreveu Amaury.
O universitário Cristiano Jardim, 24, passa pela avenida com frequência e comemora o fim da escuridão na área. Segundo ele, a escuridão que tomava conta do local se tornava esconderijo para bandidos e também local propicio para a prática de roubos e furtos. “Já fui roubado quatro vezes ao passar com amigos para o ponto de ônibus. Agora, acreditamos que os ladrões vão se afastar”, comentou.
Rotatória do Mindu
Além de acompanhar os serviços de substituição da iluminação, o prefeito Arthur Virgílio Neto também esteve na Rotatória do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul, que está recebendo nova camada asfáltica. Todos os trabalhos estão sendo realizados no período noturno para que não atrapalhem a fluidez do trânsito.
Fotos: Mário Oliveira/Semcom