Prefeitura construirá galpão para catadores na zona leste

Por Prefeitura de Manaus

16/04/2013 16h54

Icone audio

A Prefeitura de Manaus já começou a organizar o projeto de construção do primeiro galpão destinado aos catadores de lixo da cidade. A estrutura será erguida em um terreno do Distrito Industrial 2, na zona Leste e terá, aproximadamente, cinco mil metros quadrados. A área foi cedida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em termo assinado na manhã desta terça-feira, 16, pelo titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Paulo Farias, e representantes do órgão federal.

“Galpões para catadores de materiais recicláveis fazem parte do plano de governo do prefeito Arthur Neto. Este será o primeiro construído pelo poder público. Hoje, a cidade não conta com nenhuma estrutura adequada e os catadores trabalham de forma inadequada. O prédio terá instalações sanitárias, equipamento próprio, local de depósito e parte operacional e de manobra”, explicou Paulo Farias.

O próximo passo, segundo o secretario, é formatar o projeto, que deve ficar pronto em no máximo 180 dias. Logo em seguida, a Prefeitura de Manaus seguirá os trâmites para que a obra seja iniciada de imediato. Paulo Farias ainda afirmou que outros espaços nas demais áreas da cidade também estão sendo procurados pelo executivo municipal, que pretende construir mais galpões, uma vez que a demanda é crescente e reprimida.

“O projeto de engenharia já vai começar a ser formatado e também vamos procurar financiamento do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS). Além do mais, enquanto tocamos a parte burocrática, também estamos buscando outras parcerias para novos galpões. O ideal é que sejam construídas seis estruturas semelhantes a esta, mas o importante é que estamos dando o primeiro passo”, acrescentou o secretário.

A Semulsp também iniciou um trabalho de censo para ter conhecimento de quantas pessoas sobrevivem em Manaus operando com materiais recicláveis. Este dado servirá para embasar os futuros projetos.