Prefeitura propõe trocar arma de brinquedo por livros
15/04/2013 11h38

A Prefeitura de Manaus dá início esta semana à campanha “Arma nem de brinquedo” com a qual pretende estimular pais e crianças a trocarem as armas de brinquedos por livros ou brinquedos educativos que estimulem a criatividade. A ação começa na sexta-feira, 19, a partir das 10h e se estende até domingo, 21, no Parque Cidade da Criança. Além de estimular o hábito da leitura, o Parque Cidade da Criança também será o cenário para as diversas brincadeiras populares como “amarelinha” e “pula-corda”.
A campanha “Arma nem de brinquedo” vem sendo realizada em todo o Brasil. Em Manaus, já aconteceu em algumas escolas municipais e estaduais, mas a ideia é levar o projeto também para as escolas particulares, além dos parques e outras instituições que atinjam o público infantil, os jovens e seus pais, possibilitando não só a entrega voluntária de armas de brinquedo, mas de filmes, jogos e outras formas de incitar a violência.
Crianças que não têm armas de brinquedo também podem participar trazendo um desenho ou redação sobre desarmamento para fazer a troca por um livro ou brinquedo educativo.
A equipe administrativa e pedagógica do Parque Cidade da Criança fará o acompanhamento da ação. Estagiários do Bolsa Universidade vão compor o grupo que conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e de órgãos municipais.
Os brinquedos coletados (armas, jogos de videogames, entre outros) serão entregues para a SEMMAS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que sejam reciclados.
Reportagem: Sky Rodrigues