Prefeito cobra Infraero sobre problemas enfrentados por passageiros de Manaus em Guarulhos

Por Prefeitura de Manaus

15/04/2013 11h35

Icone audio

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, enviou ofício ao presidente da empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale, pedindo solução imediata aos incômodos ocorridos nos voos com origem em Manaus para o aeroporto André Franco Montoro, em Guarulhos, São Paulo.

De acordo com o prefeito, o Município tem recebido reclamações de diversos setores da sociedade quanto ao desembarque feito na própria pista daquele aeroporto, fazendo com que os passageiros tenham que descer uma íngreme escada para embarcar em ônibus.

“A ação chega a ser degradante para pessoas com problemas de acessibilidade, mulheres grávidas, idosos, enfermos e crianças pequenas.  Tais grupos, por sinal, representam boa parte dos passageiros dessa linha, uma das mais utilizadas pelos moradores da capital amazonense”, considerou Arthur Neto.

Ainda segundo o prefeito, que também é testemunha dos fatos, com a medida adotada pelo aeroporto de Guarulhos, o tempo de desembarque se prolonga em, praticamente, uma hora, prejudicando empresários que necessitam de urgência no trato de seus negócios.

O prefeito lembra que Amazonas e São Paulo mantêm intensa sincronia nos setores industrial e comercial, especialmente por conta do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A capital do Amazonas também é considerada um dos principais destinos turísticos do país, seja para brasileiros ou estrangeiros que, comumente, seguem destino para São Paulo.

“A Prefeitura de Manaus não entende a razão econômica, técnica ou gerencial de os aviões saídos de Manaus não se conectarem aos fingers de desembarque do aeroporto de Guarulhos e, para que haja qualquer tipo de entendimento equivocado, solicita imediata reparação”, cobrou o prefeito.

Outro documento, com o mesmo teor, será encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e às empresas que operam na ponte área Manaus/Guarulhos para garantir que os problemas sejam, urgentemente, reparados.

“A qualquer sinal de preconceito ou tentativa de menosprezar os cidadãos que tenho a honra de governar garanto que todos os responsáveis sofrerão dura resposta, com a minha assinatura e por todos os meios ao meu alcance”, finalizou o prefeito.

REPORTAGEM: Alita Menezes