Semmas faz manejo da arborização em árvores que apresentavam risco de queda

Por Prefeitura de Manaus

14/04/2013 15h35

Icone audio

Uma equipe formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) realizou na manhã deste sábado, 13, uma ação de manejo da arborização na Travessa Santos Dumont, com a finalidade de reduzir o risco de queda de pelo menos 29 árvores que estão plantadas no talude por trás do Cemitério São João Batista, no bairro Nossa Senhora das Graças. As árvores apresentavam inclinação acentuada e após análise de risco de queda, feita pela Semmas, ficou constatado que poderiam cair e causar acidentes graves, tendo em vista o fato de, nesta rua, ocorrer semanalmente uma feira livre, que registra muito movimento. A área foi isolada para que o trabalho pudesse ser feito com segurança.

O diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, explica que a poda nesses casos é um procedimento de segurança. A ação reduz o peso da árvore exatamente na parte onde estava pendendo e forçando o talude. “O corte das árvores e a retirada dos arbustos, naquela situação, não é autorizado, porque as raízes das plantas dão sustentação ao solo e a cobertura vegetal impede que a água da chuva incida sobre o talude aumentando os riscos da erosão”, afirmou Heitor.

O trabalho de manejo da arborização foi intensificado no início da gestão do prefeito Arthur Neto, por determinação da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, que passou a incluir dentro das ações de revitalização da arborização, nas praças e parques de uso público, os procedimentos de podas de manutenção, retirada de erva-de-passarinho e avaliação de risco de queda. De janeiro até agora, foram realizados mais de 2 mil procedimentos em ações sucessivas nas ruas do Centro, parques, praças e conjuntos habitacionais.

Reportagem: Júlio Pedrosa