Semsa reúne mil pessoas em seminário de Alinhamento Conceitual da Atenção Primária em Saúde

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2013 18h08

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza na próxima terça-feira, 16, das 8h às 17h, no auditório Nina Lins (Avenida Professor Nilton Lins – Parque das Laranjeiras), um seminário de Alinhamento Conceitual da Atenção Primária em Saúde. O evento, que vai reunir mil participantes, faz parte do projeto de consultoria do sanitarista Eugênio Vilaça, determinado pelo prefeito Arthur Neto, e tem como objetivo o reordenamento da Rede da Atenção Primária em Saúde no município de Manaus.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o seminário de Alinhamento Conceitual foi idealizado para incluir profissionais de saúde da rede municipal, mas também representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), de instituições de ensino e pesquisa particulares e públicas, de sindicatos e conselhos representativos de categorias profissionais da área da saúde, e dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

“A intenção é proporcionar um momento para apresentar a proposta do novo modelo de Atenção Primária, reunindo profissionais que poderão se apropriar das informações sobre esse tema, que irão entender as vantagens das mudanças a serem efetivadas e que vão contribuir para a construção do novo modelo”, explicou Evandro Melo.

O seminário representa uma das etapas iniciais do processo de reordenamento da Atenção Primária em Saúde e que será executado para que a Prefeitura de Manaus possa continuar o trabalho de melhoria da qualidade dos serviços de saúde que são oferecidos para a população, atuando de forma integrada com o governo estadual e com instituições de ensino e pesquisa.

Durante o seminário, serão realizadas palestras sobre o novo modelo de Atenção Primária em Saúde e sobre Redes de Atendimento. Antes do seminário, na segunda-feira, 15, gestores da Semsa e da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) participarão de encontro com o consultor Eugênio Vilaça para abordar o tema Rede de Atenção em Saúde.

Novo modelo – O projeto de reordenamento da Atenção Primária em Saúde foi elaborado com o apoio do sanitarista e consultor Eugênio Vilaça, que apresentou novas propostas para resolver questões como a redundância e fragmentação na oferta de serviços nos Estabelecimentos de Saúde, a falta de comunicação entre as redes de saúde e a ausência de padronização nos atendimentos.

A Semsa pretende priorizar o remodelamento das redes de Urgência e Emergência, da Rede Cegonha (estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde fundamentada nos princípios da humanização e assistência das mães e recém-nascidos) e da Rede de Atendimento às Doenças Crônicas, com destaque para Diabetes e Hipertensão Arterial.

Reportagem: Eurivânia Galúcio