Semsa forma 33 especialistas em Saúde da Família

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2013 16h57

Icone audio

Trinta e três profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluíram na manhã desta sexta-feira (12), o curso de Especialização em Saúde da Família, executado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A defesa pública do trabalho final do curso aconteceu no auditório da Escola de Enfermagem, no Adrianópolis, quando os alunos apresentaram projetos de pesquisa e projetos de intervenção.

O curso reuniu profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e odontólogos que atuam em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a especialização resultou em projetos que poderão ser executados nos territórios das UBSF’s,  beneficiando a população atendida em diferentes áreas da saúde.

“A qualificação dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família também permite que a Semsa possa incluir essas pessoas no processo de construção de um novo modelo de Atenção Primária em Saúde, com mais qualidade e maior resolutividade dos problemas da comunidade. Esses profissionais, que atuam em diferentes zonas geográficas de Manaus, poderão liderar esse processo nos seus territórios e contribuir na conscientização sobre a importância desse novo modelo”, informou Evandro Melo.

Para o coordenador acadêmico do curso, professor Esron Rocha, a especialização procurou incentivar a interação entre as atividades de ensino e as ações dos serviços de saúde, buscando a melhoria da qualidade dos serviços. “O curso proporcionou aos profissionais um espaço para reflexão das práticas de trabalho e permitiu a aquisição de novos conhecimentos, o que irá ajudar na execução dos serviços de saúde”, informou Esron Rocha.

Um dos trabalhos apresentados foi o da enfermeira Anete Dantas, da UBSF – Norte 14, com o tema “Implantação do Atendimento à Adolescente Grávida”. O projeto será executado na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de criar um novo fluxo de atendimento e oferecer atendimento específico para as adolescentes grávidas, que hoje são atendidas dentro do programa Saúde da Mulher.

“A nossa intenção é abrir um espaço específico para as adolescentes grávidas, montado estratégias para discutir temas como a saúde sexual e reprodutiva, direcionado para esse público”, destacou Anete Dantas.

A Semsa já está planejando a realização de mais duas especializações, uma na área de Vigilância Sanitária e outra em Gestão de Urgência.

Reportagem: Eurivânia Galúcio