Mulheres e adeptos das atividades físicas aproveitam a Faixa Liberada da Ponta Negra

Por Prefeitura de Manaus

08/03/2015 16h14

Icone audio

fxliberadapn (2)

 

Neste domingo, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, cerca de mil pessoas compareceram ao Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, para praticar atividades físicas na via que recebe das 6h às 12h o programa Faixa Liberada, mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

 

Para quem não conhece, o Faixa Liberada é uma alternativa para a prática segura de esportes numa via urbana sem automóveis durante determinado período de tempo. Na Ponta Negra a área de abrangência ocorre desde a rotatória do Tropical Hotel Manaus até a entrada do Condomínio Jardim das Américas.

 

No local as pessoas aproveitam para praticar diferentes atividades, como caminhada, corrida, andar de patins e passear de bicicleta. Os amantes de esportes radicais também marcam presença, realizando manobras com skates, por exemplo.

 

União

Maria Isabel Santos, 74, Ana Rita Santos, 50, e Adrya Santos, 18, três gerações de uma mesma família, aproveitaram a manhã deste domingo para comemorar o Dia Internacional da Mulher praticando atividades físicas em um dos cartões postais da cidade.

 

A matriarca, Maria Isabel, conta que antes do Faixa Liberada ela apenas passeava pela orla da Ponta Negra, mas que a partir da implantação do projeto, em 2010, ela consegue convencer a filha e a neta a passarem a manhã de domingo com ela, fazendo alguma atividade física no local.

 

“Acordo bem cedo e com muita disposição. Minha filha me acompanha na caminhada enquanto minha neta se diverte, passeado de patins. Essa iniciativa é excelente e vai além de prática de exercícios. Ela consegue reunir famílias, nos proporcionando momentos únicos, de muita diversão”, ressaltou a aposentada.

 

Mãe de João Miguel e Letícia, de 8 e 9 anos, respectivamente, a professora Solange Silva, 38, enfatizou que não abre mão de passar o domingo com os filhos, realizando atividades que ela classifica como “saudáveis”. De acordo com ela, o programa Faixa Liberada é uma excelente opção para começar o dia.

 

“Hoje em dia as crianças são muito dependentes da tecnologia. Aos domingos, não abro mão de levá-las para passeios saudáveis, onde possam perceber que a brincadeira pode ser tão divertida quanto ficar na frente de um computador ou vídeo game”, ressaltou.

 

Opções

Atualmente, o programa Faixa Liberada ocorre aos domingos em três locais diferentes da cidade: Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Passeio do Mindu. Na Ponta Negra o programa também acontece às quartas-feiras, das 17h às 22h.

 

Fotos: Antônio Lima/Semjel