Manaus mais verde e mais viva
12/04/2013 8h45

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) no Plano de Ação dos 100 dias de administração do prefeito Arthur Virgílio Neto deram origem ao programa Manaus Verde e Viva, que reúne iniciativas voltadas a provocar mudanças de comportamento na população, pela colaboração e educação ambiental. “Sem a parceria da população, o poder público não consegue ir muito longe”, afirma a secretária da Semmas, Kátia Schweickardt.
Os 100 primeiros tiveram como principais pontos a manutenção, implantação e manejo da arborização urbana, com mutirões de análise de risco de queda e podas de manutenção em 1.172 árvores em vias públicas além do fortalecimento de 13 áreas protegidas do município, com visitas de diagnóstico e mutirões de revitalização, serviços que precedem as obras de infraestrutura para a Copa 2014. À essas ações, somam-se as do dia a dia da secretaria, como fiscalização, monitoramento ambiental, emissão de licenças, atividades de educação ambiental, autorizações de corte e poda, e campanhas educativas.
A prefeitura também passou a contar com projetos paisagísticos em prédios públicos (escolas, postos e prédios públicos municipais), desenvolvidos pela Semmas. Nesses 100 dias, 8,2 mil mudas ornamentais foram plantadas pelo órgão. No mesmo período, os passeios públicos – incluindo o corredor viário do Mindu – receberam 1.599 novas árvores.
Parcerias
A Semmas também trabalhou para fortalecer as parcerias institucionais. Além do trabalho coordenado entre as secretarias municipais que envolve a Limpeza Pública (Semulsp), Manauscut, Semex, Implurb, Unidade Gestora Municipal da Copa, também foram fortalecidas as cooperações com instituições estaduais e federais como a Polícia Militar do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Comissões de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Manaus, Ulbra-Manaus, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Museu da Amazônia (Musa). “Uma vez fortalecidas as parcerias, estabelecemos novas bases para a execução de ações, projetos e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, afirma a secretária.
Poluição
O trabalho de combate à poluição sonora e as ações voltadas para o funcionamento regular das casas noturnas da cidade envolveu a Semmas em várias e sucessivas operações voltadas para coibir uso de som excessivo em postos de gasolina, bares situados em áreas residenciais, postos de lava-jato, casas de show e igrejas, entre outros.