Atenção em dobro às populações vulneráveis
12/04/2013 8h33

A Secretaria municipal de Direitos Humanos e Assistência Social (Semasdh) tem muitos motivos para comemorar, nesses primeiros 100 dias de administração, com metas importantes sendo atingidas em todos os seus principais polos de atuação. A Secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, ressalta que estas conquistas são resultado do empenho dos servidores da Semasdh, que abraçam a causa e buscam resultados reais para os usuários dos serviços da secretaria. “Devemos ter sempre em mente o carinho no trato com nossos públicos. É mais do que simplesmente cumprir a lei. É atender de forma humana, dedicada, servir e acolher as pessoas que necessitam. Isso é o que vai fazer a diferença e possibilitar o desenvolvimento de nossas ações”, afirma.
O departamento de Proteção Social Especial (DPSE) que atua nas situações em que a população se encontra em maior risco de vulnerabilidade social, conta com uma equipe de 10 a 12 pessoas para o atendimento a pessoas vítimas de calamidades, como incêndios, desmoronamentos e alagamentos. Nos primeiros 100 dias do ano, foram atendidas 6.279 famílias, em todas as zonas da cidade.
Vulnerabilidade social
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Centro POP – atendeu 476 pessoas em situação de rua, com assistência psicossocial, higienização, alimentação, resgate da cidadania por meio da emissão de documentos além de atividades lúdicas, palestras e orientações sobre saúde e políticas sociais que lhes possibilitem a reinserção social. Já o Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso atendeu 99 pessoas. Destes, 29 pessoas foram reencaminhadas à família em outros estados, 06 para suas cidades de origem no interior do Amazonas e outras 04 para outros países. Neste mesmo período, acolheu 280 crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social, oferecendo local seguro, com acompanhamento psicossocial e proteção de seus direitos.
Nos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) foram feitos 1.102 novos atendimentos a pessoas vítimas de violência familiar, sexual, trabalho infantil, discriminação sexual, dependência química e situação de rua. Mais de um 1,5 milhão de pessoas foram atingidas pela Campanha Nacional de Enfrentamento à violência sexual contra a Criança e Adolescente no município de Manaus, por meio de divulgação massiva nos meios de comunicação, eventos e ações de conscientização.
Bolsa Família
O Departamento de Proteção Social Básica também apresenta números impressionantes no período. O Cadastro Único (Cadaúnico) tem 217.309 famílias inscritas, sendo 121.166 beneficiárias do Programa Bolsa Família e, destas, 55.3018 recebem também o benefício do Bolsa Família Municipal Consorciada. Com o Programa Bolsa família Itinerante – serviço que leva orientação sobre os benefícios municipais às comunidades, além de promover a inscrição no Cadaúnico – atendeu 3.291 pessoas.
Redimensionamento
Das 18 unidades do Cras, 09 passaram ou passam por redimensionamento para melhor atender ao público. Destas, 06 já foram entregues à população nos bairros da Glória, Compensa II, Nossa Senhora da Conceição, Compensa I, União e Jorge Teixeira. Outras 03 estão com 85% das obras concluídas e vão atender as populações dos bairros da Cachoeirinha, Terra Nova e Alfredo Nascimento. O redimensionamento compreende acessibilidade, ampliação de espaços e aparelhamento, em cumprimento às normas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Os CRAS realizaram 163.154 atendimentos, entre assistência psicossocial, palestras comunitárias, serviço de fortalecimento de vínculos familiares, atendimentos domiciliares, inscrições no Pronatec, além de consulta, inclusão e atualização no Cadaúnico.
Restaurantes
O Restaurante Popular da Compensa também passou por reforma e foi entregue à população no dia 09 de abril. Com isso, a Prefeitura passa a oferecer diariamente 500 refeições balanceadas por dia, que somam-se aos 350 atendimentos do Restaurante Popular da Alvorada e os 275 do Parque Municipal do Idoso, em um total de 1.125 refeições por dia servidas a população em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.
Amigo Ruy
Uma das grandes ações da Semasdh nestes primeiros 100 dias foi a entrega à população do Espaço de Atenção Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR). Crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo serão atendidas por psicólogos, professores de educação especial, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas, odontólogos e assistentes sociais. O espaço é resultado da parceria entre Semasdh, Semsa e Semed. Além da entrega do EAMAAR no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi promovida a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, com apoio das demais secretarias do município e entidades que lidam com o autismo, com a realização de palestras, atividades recreativas e culturais, além da iluminação da Prefeitura e outros espaços públicos na cor Azul como forma de sensibilizar a população de Manaus sobre o autismo.
Direitos Humanos
O Departamento de Direitos Humanos (DDH) inaugurou o serviço de atendimento aos Direitos Humanos – Disk 0800 092 66 44, com um Call Center para atender e acolher denúncias contra a violação dos direitos, especialmente em questões de vulnerabilidade social, gênero, raça/etnia, geracional e diversidade sexual, nas áreas urbana e rural de Manaus. O serviço orienta e encaminha para a rede de proteção e responsabilização e monitora os procedimentos adotados junto às demandas atendidas. O DDH realizou 1.415 atendimentos nas ações e abordagens de direitos humanos, coordenou a seleção de 750 mulheres para participa do projeto de capacitação, promoveu a qualificação e inclusão socioeconômica e realizou 600 abordagens de orientação na campanha “Carnaval 2013: por uma cidade sem violência”. Também forma realizadas visitas técnicas a comunidades indígenas e reunião com representantes de etnias Munduruku, Tukano e Maraguá que resultaram na criação do Projeto Intercultural dos Povos Indígenas – Arte, Cultura e Esporte.