Bairros da zona norte passam por obras estruturais
10/04/2013 16h34

Os bairros Alfredo Nascimento 2 e Monte das Oliveiras, ambos localizados na zona Norte, estão passando por um intenso fluxo de obras para que os moradores destas áreas tenham problemas estruturais resolvidos. Na rua Jericó, no Alfredo Nascimento 2, uma ação de drenagem profunda dará fim ao sofrimento causado pelos constantes alagamentos naquela área. Já no Monte das Oliveiras, a construção de uma ponte de madeira que liga as ruas Kaiak e Palmeiras foi bastante festejada pelos comunitários.
Uma equipe com 15 homens da Divisão de Drenagem e Dragagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf) iniciou na manhã desta quarta-feira (10) a ação de drenagem profunda na rua Jericó, onde algumas casas corriam risco de desabamento devido às erosões. No local, serão instalados 80 tubos de 0,80 milímetros. O serviço tem previsão para ser concluído em até 45 dias.
Moradora do local há 11 anos, a diarista Ana Cláudia Lima do Nascimento, 34, comemora o início dos trabalhos. Ao lado direito do terreno em que ela mora, uma erosão ameaçava engolir sua casa. “O terreno está cedendo. Toda vez que chovia, eu não conseguia ficar tranquila, com medo de que a casa caísse. No ano passado, tirei fotos e levei nas secretarias, mas nada foi feito. Estou feliz porque a prefeitura veio aqui agora”, afirmou.
A vizinha dela, Deuzinete Rocha, 34, também festejou as ações. Mãe de quatro crianças, Deuzinete temia pela vida das crianças. “Desce muita água para o meu terreno quando chove. Fica tudo alagado. Tinha medo de que alguma coisa ruim acontecesse com meus filhos. Tenho certeza que, a partir de agora, a nossa vida vai melhorar”, disse a moradora.
Ponte
Morador do bairro Monte das Oliveiras há apenas um mês, Firmino Santos, 66, utiliza todos os dias a ponte que liga as ruas Kaiak e Palmeiras para visitar o filho, que também reside na localidade. A ponte foi totalmente reformada nesta semana, após solicitação dos comunitários.
“Uso essa ponte todos os dias para visitar meu filho e comprar coisas no mercadinho. Antes, estava impossível atravessar. Eu tinha que andar bastante até a outra rua, mas eu me cansava. Graças a Deus, a prefeitura veio aqui e reformou a ponte inteira”, comemorou.
Os serviços de reforma, reparo e construções de pontes, escadas e rampas, de madeira, concreto ou ferro, são executados pela Divisão de Obras Civis, departamento vinculado à Subsecretaria de Serviços Básicos da Seminf.
TEXTO: MARIA FERNANDA SOUZA