Quarteto de feras garante vaga no Campeonato Brasileiro após levar a melhor na Seletiva Estadual de Judô

Por Prefeitura de Manaus

07/04/2013 21h14

Icone audio

Daniel Moraes, Rita de Cássia, Rafaela e Rafael Barbosa. O que esse quarteto de feras tem em comum? Todos mandaram muito bem neste final de semana (06) na Seletiva Estadual de Judô e abocanharam o lugar mais alto pódio, no ginásio Renê Monteiro. De quebra, os judocas,  beneficiários do Bolsa Atleta Municipal da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), ainda garantiram vaga no Campeonato Brasileiro, que acontece em Manaus, no mês de setembro.

Há cinco anos longe da terrinha baré, Daniel Moraes fez sua primeira luta em “casa” e não deixou a desejar. Em seu primeiro combate, o amazonense enfrentou Adriano Rodrigues e venceu por Ippon. Na segunda luta, Daniel encarou Anderson Nascimento e após um minuto e meio colocou o adversário no bolso e ganhou novamente por Ippon. Com o resultado, o atleta, que faz parte da seleção brasileira Sênior, carimbou sua participação na Copa Arthur Neto, dia 28 de abril, no Ginásio Bergão.  “A Copa Arthur Neto será a última etapa para eu me garantir de vez no Brasileiro Sênior. Estou muito feliz de ter voltado para Manaus e espero dar muitas alegrias e conquistas para o Amazonas”, considerou Daniel.

Lutando na categoria até 52quilos, Rafaela Barbosa fez três lutas na manhã de ontem (06) e após cinco minutos de combate conseguiu vencer a atleta do Cagin, Lorena Leão, por Ippon. Atual número 2 do ranking nacional da classe sub-21, categoria meio-leve (52 kg), a atleta já está garantida no Brasileiro  e embarca na próxima semana (14 de abril) para o Circuito Europeu, a ser realizado na Rússia e na Itália.

Com apenas 1m57 e 44 quilos, Rita de Cássia pode até enganar as adversárias antes de entrar no tatame. Entretanto, quando começa a lutar, a adolescente de 17 anos de transforma numa gigante e coloca medo em qualquer um. Não a toa, ganhou os três combates da Seletiva com facilidade e volta a ser cogitada como absoluta no ranking estadual de 2013, prometendo fazer dobradinha com o resultado do ano passado, quando ocupou a primeira colocação geral.

“Na final, a Rita venceu a Hortência e mostrou porque atualmente é considerada uma das melhores judocas do Estado. A luta que ela faz é sensacional e é resultado de seu esforço e compromisso com o esporte. A tendência agora é ela crescer ainda mais, até porque este ano entra com o apoio total da Prefeitura de Manaus”, considerou o técnico da jovem, Djanir Nunes.

Bendito fruto entre as mulheres, Rafael Barbosa representou muito bem a classe masculina e venceu na categoria Sênior até 60 quilos. Na final, o atleta conseguiu derrubar o judoca Victor Hugo por Ippon e garantiu mais uma medalha de ouro para a coleção.