Jogos Policiais Militares 2013 reúnem “efetivo” de 500 agentes que mostram boa atuação
07/04/2013 20h58

A Policia Militar do Estado do Amazonas completou 176 anos neste sábado (06). E em comemoração a data, um “efetivo” de 500 policiais trocou a tradicional farda e vestiu a “camisa” de atleta para participar dos Jogos Policiais Militares 2013, que ocorreu na tarde e manhã deste sábado (06), na Vila Olímpica de Manaus. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).
“Nós temos uma parceria fiel com a PM há sete anos, e para nós é muito importante estar apoiando e ajudando mais uma vez na realização dos Jogos. É muito interessante saber e perceber que apesar de toda a carga e os inúmeros compromissos que nossos policiais têm a cumprir, encontram um tempo para se dedicar ao esporte. Isto garante mais qualidade de vida aos agentes e preparação física em benefício à população”, observou o titular da Semdej, Fabrício Lima, que foi conferir a competição.
Acostumado a fazer ronda diariamente nas seis zonas da Cidade, o soldado da CPM (Comando de Policiamento Metropolitana),Higor Charleston, foi dispensado da patrulha na manhã deste sábado para vestir o quimono e defender, desta vez, sua corporação no tatame A missão foi cumprida com excelência. O soldado não só medalhou, como ocupou o lugar mais alto do pódio na categoria meio pesado até 100 quilos.“É muito difícil para um policial conciliar o horário de trabalho com os treinos. Não podemos nos dar o luxo de faltar, ou sair mais cedo do trabalho para treinar, pois temos um compromisso com nosso efetivo. Atuando na CPM, sou responsável por 15 viaturas e não posso falhar. Entretanto, me esforço para depois de oito horas de comando e plantões, treinar ao menos três vezes na semana, por uma hora e meia. Afinal, a atividade física ajuda na minha atuação como PM e a adrenalina que as competições causam, nos deixam dispostos para atuar”, disse o soldado, que ainda cursa Educação Física pelo período da noite.
PM bom de bola
Mostrando habilidade em quadra, na categoria Aberta, a equipe do DCT / Cefid (Centro de Educação Física e Desporto da PM) desbancou os adversários, e após quatro jogos garantiu o primeiro lugar ao marcar na final 2 a 0 em cima da 17ª Cicom.
Um dos responsáveis pela boa atuação da equipe Cefid, foi o sargento Acácio, 39. O fixo deu boas passadas e garantiu alguns gols para o time. Há 20 anos na corporação, o sargento sagrou-se nos últimos anos três vezes campeão, todas em quadra. “Nosso time estava inferior em relação a 17ª Cicom. Entretanto, nós conseguimos afinar muito bem a estratégia de defesa e não deixamos passar nenhuma bola. Para nossa corporação, é uma honra ter ganhado”, disse o sargento, ao afirmar que a profissão de atleta e policial tem algo em comum.
“Na atuação de policial e de atleta, qualquer erro é fatal. Qualquer escorregada irá atingir um resultado, seja para defender o bem estar de alguém, seja para garantir um placar. Por isso, seja o papel que estamos ocupando, precisamos ser atentos, responsáveis e compromissados”, afirmou.