Preparativos para reabrir a praia da Ponta Negra incluem campanha de educação

Por Prefeitura de Manaus

05/04/2013 16h16

Icone audio

Enquanto os últimos detalhes são fechados para a reabertura da Ponta Negra, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) está elaborando uma cartilha com as principais novidades de funcionamento do balneário e dicas de segurança para os usuários. O material fará parte de uma ampla campanha educativa nos primeiros finais de semana após a praia ser liberada.

De acordo com as novas normas, que estarão explicadas na cartilha, os banhistas só poderão entrar na água até às 17h. Para garantir a segurança, a Ponta Negra contará com um corpo permanente de salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento, que também ficarão responsáveis por informar que permanecer na água à noite é uma prática arriscada e que consta dos principais manuais de segurança de praias do País.

As áreas proibidas ao uso de banhistas serão sinalizadas com placas pelo Implurb, de acordo com orientação dos bombeiros. O mesmo procedimento será adotado quando as águas estiveram impróprias à balneabilidade, o que será apontado em laudo expedido mensalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e encaminhado ao instituto de planejamento.

A praia já está com sinalização adequada desde a última simulação realizada no local, assim como já foram definidos os pontos fixos da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Corpo de Bombeiros. Enquanto os soldados permanecerão em um anexo à área dos banheiros, localizado embaixo dos mirantes, os socorristas ocuparão provisoriamente o camarim 2 do anfiteatro, onde terão à disposição uma ambulância para casos mais graves. “Todo o material do Corpo de Bombeiros, por exemplo, já está testado e instalado”, explica o coordenador do Parque Ponta Negra, Mafran Evangelista.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os equipamentos solicitados pela PM, entre eles 2 quadriciclos, binóculos e 10 rádios, estão em fase de aquisição. Na última segunda-feira, 1 de abril, o pedido foi encaminhado ao Departamento Financeiro para compra.

Assim que todo o material estiver à disposição, a data de abertura da praia será divulgada pela Prefeitura de Manaus.