Projeto ‘Arte e Juventude’ percorrerá uma zona da cidade a cada mês

Por Prefeitura de Manaus

05/04/2013 16h09

Icone audio

A Prefeitura de Manaus levará arte para os bairros da cidade por meio do projeto “Arte e Juventude”, lançado na manhã desta sexta-feira (5), no Teatro Direcional, que fica no Manauara Shopping. A ideia é que a cada mês, uma zona seja contemplada pela iniciativa da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

“Vamos usar os espaços da cidade, como praças, escolas, palco em cima de caminhões para levar cultura para os bairros de Manaus, a cada mês uma zona será escolhida. Além disso, queremos pegar crianças das zonas rurais para levá-las para o cinema, que encanta ao mesmo tempo em que educa e informa”, destacou Fabrício Lima, secretário da Semdej.

Música, teatro, pintura, e muita alegria, foram os ingredientes usados no sucesso da abertura, que contou com a apresentação de mais de 20 atrações culturais durante todo o dia. Quinhentos alunos de cinco escolas municipais, incluindo o Complexo de Educação Especial André Vidal, participaram do lançamento do projeto.

De acordo com Adriana Cris Pinho, diretora do grupo de teatro Faz de Conta, formado por crianças de quatro a 14 anos que moram na zona Leste, enquanto se divertem, as crianças aprenderam importantes lições de cidadania e inclusão social.

“Através do teatro as crianças têm um melhor desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor, além de benefícios em toda expressão corporal, perdendo a timidez e ampliando a visão que eles têm do mundo e da sociedade onde estão inseridos”, defendeu.

Para a pedagoga do Complexo André Vidal, Sâmia Lopes, esse tipo de atividade é de fundamental importância para os alunos. “Foi perceptível o nível de concentração dos alunos autistas e a integração deles com os ditos normais, o que muito colabora para o trabalho de desenvolvimento que realizamos”, concluiu.

REPORTAGEM: Alita Menezes