Alunos do Complexo de Educação Especial participam do Festival de Habilidades do Autista
05/04/2013 16h06

Alunos do Complexo de Educação Especial André de Araújo Vidal, rua Maceió, Adrianópolis, zona Centro-Sul, realizaram na manhã desta sexta-feira, 05, atividades motoras na piscina, durante o Festival de Habilidades do Autista. Essa foi mais uma ação da I Semana Municipal de Conscientização do Autismo.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o complexo atende, hoje, 84 alunos com Transtorno do Espectro Autista, além de outras crianças e adolescentes com necessidades especiais.
A gerente de educação especial da Semed, Reni Formiga, destacou que o festival mostra um pouco das atividades diárias, desenvolvidas pelos alunos. “Muitos chegam retraídos e pouco se comunicam, mas ao participar das atividades desenvolvem diversas habilidades físicas e mentais, que os ajudam no dia a dia” explicou.
Ela disse, ainda, que é preciso desenvolver estratégias de trabalho diferenciadas e assim, atender as necessidades especificas de alunos autistas.
“Recebemos bebês, crianças e até adolescentes que necessitam de diferentes programas educacionais. Aqui, desenvolvemos programas para estimular o aprendizado em todos os aspectos, e favorecer o processo de inclusão social destes alunos”, enfatizou.
Atividades
Na piscina, os alunos desenvolviam diferentes atividades físicas e motoras, dentre eles o pequeno Willian de apenas 11 anos, que era observado pelo professor e também por sua mãe.
Ele frequenta o Complexo há apenas dois meses, e segundo sua mãe, Nívea Reis, já apresenta grande evolução comportamental. “Era um sofrimento muito grande quando ele frequentava uma escola que não oferecia essas especialidades. Agora, é um alívio vê-lo realizar atividades, conviver melhor com colegas e com a própria família”, desabafou.
Lei
Herivan Dantas é diretor da Escola Municipal André Vidal do Araújo, que funciona dentro do Complexo de Educação Especial. Ele fez questão de destacar o envolvimento da sociedade e principalmente a lei que garante os direitos fundamentais das crianças autistas.
“Em 2012 foi promulgada uma lei que institui uma política nacional de proteção aos direitos do autista, e é com grande satisfação que aqui atendemos todos esses preceitos legais”, disse o diretor.
A nova lei 12.764/12 garante as pessoas com autismo, além da proteção, os direitos a assistência social, educação especializada, saúde, ao esporte, cultura, lazer, e ainda ao trabalho e ao transporte.
Matéria: Ulysses Marcondes