Prefeitura executa drenagens para evitar alagamentos

Por Prefeitura de Manaus

05/04/2013 15h58

Icone audio

A Prefeitura de Manaus está intensificando os serviços de drenagem na cidade em obras que abrangem construção de sarjetas, canalização de valetas e vias, e assentamento de tubos para passagem de águas pluviais. Esses trabalhos, coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf),  evitam afundamento de pavimento, erosões e alagamentos, principalmente no período chuvoso.

Na Avenida Brasil, que fica no bairro Compensa, zona Oeste, a obra está sendo executada desde o dia 3 em uma parte do canteiro central da pista. O serviço de recuperação de drenagem profunda terá seis metros de profundidade por cinco de largura. A tubulação antiga será substituída e caixas coletoras também serão dispostas na área. A ação, que deve terminar ainda neste final de semana, tem a finalidade de solucionar definitivamente o problema de afundamento de solo no local.

Desde o dia 30 de março, a Rua 63, na comunidade Alfredo Nascimento, zona Norte, recebe estes serviços, além de recomposição de base. Na área, máquinas e homens da Seminf depositarão 85 metros de drenagem profunda ao todo. Os grupos também implantarão mecanismos de drenagem superficial, tais como tubulações, meios- fios e sarjetas, que farão a captação do volume de água que desce de outras ruas do bairro. Após a drenagem, a via será recapeada.

Os moradores aguardam com expectativa o fim das obras, pois, com o trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, os constantes alagamentos cessarão. Para a dona de casa Edith Paula de Andrade, moradora da Rua 63, a drenagem na rua vai melhorar diversos aspectos. “Nossa vida toda vai melhorar bastante. Além de não alagar, vamos poder andar mais tranquilos, pois ter uma rua asfaltada vai nos possibilitar, inclusive, uma casa mais limpa. Afinal, era muita poeira e nossa saúde era comprometida”, disse.

Quando estas obras estiverem finalizadas, outras obras pontos da cidade receberão a drenagem.