Curso sobre serviços de Ouvidoria é iniciado em Manaus
04/04/2013 17h01

As aulas da primeira turma de Curso Básico sobre Serviços de Ouvidoria começaram na manhã desta quinta-feira (4). O curso está sendo ministrado pela especialista no assunto, Fabiana Seabra, da Escola do Legislativo/Ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus. A Prefeitura de Manaus participa com 10 servidores da recém-ativada Ouvidoria do Município.
“A qualificação é fundamental para atingirmos a meta a que nos propomos”, destacou o ouvidor do município, Alessandro Cohen, que integra a turma de alunos do Executivo Municipal.
O curso representará o primeiro módulo de um total de três, onde o último traz um grande encontro que visa acompanhar como cada órgão está aplicando, nas suas unidades, os conhecimentos adquiridos. Conforme Fabiana, no primeiro módulo será dada ênfase à trajetória do surgimento do órgão Ouvidoria. “Faremos um histórico para que os participantes possam entender essa trajetória, destacando os seus conceitos e os tratamentos adequados à demanda do órgão”, assinala.
O aprendizado dos servidores termina nesta sexta-feira, com ênfase na parte de
regulamentação de uma ouvidoria, mas destacando, também, os tipos de demandas do órgão, as formas de recebimento e os recursos (humanos e físicos) necessários para o seu funcionamento.
Ainda este mês será definida uma segunda etapa do curso, com aprofundamento sobre as peculiaridades que envolvem os vários conceitos de ouvidoria. A partir desta segunda exposição, segundo a adiantou a instrutora do curso, Fabiana Seabra, os responsáveis pela gerência dos órgãos poderão aplicar o modelo conceitual que mais atende às necessidades de suas unidades.
A instrutora Fabiana Pacífico Seabra é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Público e em Ouvidoria. Neste último, trabalha há sete anos, tendo colaborado, inclusive, com a implantação da Ouvidoria Municipal.