Amigo Ruy servirá de piloto para criação de outros centros de atendimentos aos autistas

Por Prefeitura de Manaus

02/04/2013 23h53

Icone audio

A Prefeitura de Manaus inaugurou nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o primeiro Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, zona Oeste. O modelo servirá de referência para implantação de novos centros em outros bairros da cidade. De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, ainda este ano o abrigo será ampliado para receber novos serviços.

“Esta é uma obra séria, que vem se somar ao Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), ao Complexo Municipal de Educação André Vidal e a mais coisas que faremos pelos deficientes de modo geral e, principalmente, pelos autistas. Nossa meta é construir novos abrigos nas demais zonas de Manaus e oferecer um tratamento digno para essas crianças que vivem um mundo tão fascinante”, afirmou o prefeito.

O clima de emoção tomou conta da inauguração com a apresentação cultural da cantora lírica Karine Aguiar e de crianças autistas de várias instituições. Para o prefeito Arthur Neto, a ocasião representou uma vitória para tantos pais que diariamente fazem seu papel para tornar o transtorno menos desconhecido. “Tenho a certeza que o autista, se tratado desde o início, tem possibilidade de não somente de se socializar, mas também de trabalhar e de constituir família”, comentou o prefeito com olhos lacrimejantes.

No Amigo Ruy – nome do filho do radialista Ronaldo Tiradentes, que é portador do transtorno –, crianças de seis meses até 14 anos serão atendidas por psicólogos, professores de educação especial, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas, odontólogos e assistentes sociais. Resultado da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, (Semasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed).

“Vamos trabalhar com a capacitação dos nossos profissionais, com a ampliação dos nossos quadros, com a busca concreta por informações, trazendo profissionais de fora que possam trazer mais conhecimento, e com muito amor, porque só assim poderemos auxiliar tantas famílias que ainda buscam por informações sobre o transtorno do espectro autista. Daqui a seis meses nós já seremos um outro espaço com toda certeza”, declarou Goreth Garcia, secretária da Semasdh.

O secretário de Saúde, Evandro Melo, informou que como Manaus não dispõe de neuropediatra, a Semsa está fechando parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs) de outros Estados para a vinda mensal desse profissional capacitado para fazer o diagnóstico do autismo.

“Já temos um pediatra nosso se especializando em Neuropediatria para fazer parte do quadro de funcionários. Além disso, temos 20 profissionais de saúde atuando no Amigo Ruy, de forma que essa ação integrada proporcione todo tratamento que o autista precisa para se desenvolver”, completou Melo.

Estrutura

A estrutura do abrigo reúne área de lazer com quadra poliesportiva e piscina, além de consultório odontológico e clínico e toda estrutura para atender inicialmente 80 crianças por dia. Para a presidente da associação Mãos Unidas Pelo Autismo (MUPA), Socorro Santos, mãe do pequeno Luiz Victor, 6 anos, responsável pela criação de entidade, o espaço representa uma conquista de todas as instituições que dedicam seus trabalhos ao autismo.

“Agora temos um local para nos auxiliar em especialidades que não possuímos, como pediatra e dentista. Participei ativamente para a criação do Amigo Ruy que hoje é uma realidade e, certamente, multiplicará a esperança de tantos pais de autistas”, comemorou.

Projeto paisagístico

O Centro conta, também, com projeto paisagistico realizado em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp). Foram plantadas na área externa do centro mais de 500 espécies ornamentais, com a preocupação de proporcionar um ambiente mais agradável para a convivência dos usuários. As espécies utilizadas foram ixória, assistassia, palmeira areca, dentre outras.

De acordo com o diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, houve uma preocupação na escolha de espécies adequadas para o ambiente, o que facilitará a manutenção do paisagismo, bem como o melhor uso por parte das crianças da área ajardinada. No total, oito funcionários dos dois orgãos trabalharam no projeto.

Semana Municipal de Conscientização do Autismo

Para intensificar os debates sobre o tema, a Prefeitura de Manaus, em parceria com outros órgãos e instituições, promove a Semana Municipal de Conscientização ao Autismo, de 02 a 07 de abril, com várias atividades programadas para que a cidade se vista de azul, cor símbolo do autismo. Confira a programação.

QUARTA-FEIRA (03/04)

*Atividades psicomotoras no 1º Bis

Horário: 9h / Realização: André Vidal/ Associação Amigos dos Autista – AMA

QUINTA-FEIRA (04/04)

*Atividades recreativas na Cidade da Criança

Horário: 8h às 11h e 14h às 16h / Realização: Escola André Vidal/AMA

*Ciclo de Palestras na Escola Andre Vidal

Horário: 19h à 21h30 / Realização: Mãos Unidas Pelo Autismo – MUPA

*Palestras: “O papel da família na Organização Funcional da criança com Espectro do Autismo” (Palestrante: Daniela Bularmaqui – Psicóloga) / “Quatro Princípios para redução do stress no Espectro do Autista” (Palestrante: Denise Temperine – Pedagoga) / Participação especial: Bruno Dantas (Autista) com teclado, atendido pelo músico terapeuta Yankee de Oliveira.

SEXTA-FEIRA (05/04)

*Festival de habilidades para autista na Escola André Vidal

Horário: 19h à 21h30 / Realização: André Vidal/AMA

*Jornadas de palestras para profissionais, pais e estudantes na sede da Semed

Horário: 14h às 16h / Realização: Semasdh/Semed/Semsa

*Palestras para profissionais de saúde na Semsa

Horário: 16h às 17h / Realização: Semasdh/ Semsa

SÁBADO (06/04)

*Corrida azul na Ponta Negra

Horário: 07h às 12h / Realização: Semdej/Sejel

*Café da manhã beneficente na Escola André Vidal

Horário: 8h às 10h / Realização: André Vidal e AMA

*Feijoada beneficente no Instituto do Autismo do AM no Clube Municipal

Horário: 11h às 15h / Realização: Instituto do Autismo do AM

DOMINGO (07/04)

*Encerramento do Largo de São Sebastião

Horário: 17h às 19h / Realização: Manaus Cult/Semasdh/SEC-AM

REPORTAGEM: Alita Menezes