Prefeitura avalia proposta de construção de UBS no conjunto Cidadão X
11/02/2015 18h08

Uma equipe de gestores da rede municipal de saúde visitou nesta quarta-feira, 11, o conjunto Cidadão X, no Tarumã, zona Oeste, para analisar a viabilidade da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para beneficiar seis mil moradores da comunidade.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explicou, durante visita ao bairro, que os representantes do próprio conjunto sugeriram um terreno para a construção de uma UBS de porte IV, composta por quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, além de uma Academia da Saúde para incentivar a prática de atividade física na comunidade.
“A visita é a primeira etapa para a análise das condições de construção de uma Unidade de Saúde. O terreno sugerido pela comunidade tem excelente localização, em frente a uma escola de tempo integral, e seria ideal para a UBS, mas a equipe de engenheiros da Semsa ainda precisa fazer uma avaliação técnica e um levantamento topográfico do local para definir a construção”, ressaltou Homero de Miranda Leão.
Após a análise técnica do terreno e caso haja condições para a construção da UBS, a Semsa iniciará a verificação das condições orçamentárias. “É compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto a ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde e isso deve ser feito com a construção de novas UBS’s e implantação de novas equipes da Estratégia Saúde da Família. Esse trabalho continuará a ser feito, mas de forma responsável e de acordo com as condições financeiras do município”, explicou o secretário.
De acordo com a líder comunitária Suzy Santos, a construção da UBS é uma das reivindicações dos moradores para melhorar o oferecimento de serviços no conjunto. “Nós contamos com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não temos no conjunto equipes da Estratégia Saúde da Família, atuando no atendimento básico de saúde”, afirmou Suzy Santos.
A meta da Prefeitura de Manaus é ampliar a cobertura de atendimento da Atenção Primária dos atuais 52% para 58% até o final de 2015, sendo o objetivo final atingir a cobertura de 70% da população até 2016, uma vez que a estimativa é de que 30% da população de Manaus possui plano privado de saúde.
Samu
Ainda nesta quarta-feira, 11, o secretário Homero de Miranda Leão também conferiu a reforma de uma das ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do tipo Unidades de Suporte Avançado Fluvial, que conta com equipamento de UTI.
A ambulancha foi reformada para a instalação de equipamentos de radar, de sonar e de motores com uma maior potência. A reforma da ambulancha vai permitir a redução de até uma hora e meia no tempo de resposta do atendimento na área fluvial.
Atualmente, o Samu conta com duas ambulanchas do tipo Unidade de Suporte Avançado Fluvial e sete ambulanchas do tipo Unidade de Suporte Básico Fluvial, que realizam o transporte de moradores das comunidades localizadas nos rios Amazonas e Negro.
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: José Nildo