Prefeitura quer mudar vacinação contra a gripe para novembro

Por Prefeitura de Manaus

01/04/2013 23h23

Icone audio

A Prefeitura de Manaus solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação da vacinação contra a gripe, em Manaus, para o mês de novembro, que antecede o início do período de chuvas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 1º, pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo. Segundo o secretário, este ano está mantida a imunização para o dia 20 de abril, acompanhando a campanha nacional com o Dia D da Campanha contra a Influenza, mas afirmou que Manaus não pode mais acompanhar a data nacional, porque o período de chuvas inicia em época diferenciada.

“No Sul e Sudeste do País, o inverno começa no meio do ano, por isso a vacinação é em abril. Mas, no Norte do País, no mês de abril, todo mundo que tinha que ficar gripado, já pegou o vírus da gripe, porque o período sazonal já passou. Temos que vacinar os idosos e as crianças em novembro, período em que as chuvas ainda estão começando, para que todos possam ficar protegidos contra a doença antes do nosso inverno amazônico”, afirmou Evandro Melo.

O secretário disse que o calendário de vacinação do Amazonas precisa seguir o do Hemisfério Norte, onde o inverno é no mesmo período. “Estamos aguardando uma posição do Ministério da Saúde para que neste ano já possamos iniciar a vacinação em novembro, além da que vamos fazer em abril”, ressaltou.

Enquanto a decisão do Ministério da Saúde não é deferida para beneficiar Manaus, a Semsa continua com os trabalhos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano. Para isso, começou nesta segunda-feira, agendamento dos idosos acamados, impossibilitados de se deslocar até um posto de vacinação. Até ontem, foram 52 solicitações por telefone, que pode ser feita pelo telefone 0800-280-8-280 até o dia 17 de abril. A Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece de 15 a 26 de abril, sendo 20 de abril o dia de mobilização nacional contra a doença.

Evandro Melo ressalta que é muito importante que as famílias sejam criteriosas e só façam a solicitação do serviço naqueles casos em que o idoso esteja realmente impossibilitado de comparecer à unidade de saúde para receber a vacina.

A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Wanderglicer Chaves, orienta que, ao agendar a vacinação do idoso acamado, a pessoa que ligar deverá fornecer, além do próprio nome e CPF, as seguintes informações sobre o idoso: nome, número de documento de identidade, idade e endereço completo (se possível, com indicação de pontos de referência). É necessário informar, também, o problema de saúde do acamado.

A central 0800-280-8-280 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; as unidades de saúde que atendem em horário normal, das 07h30 às 18h; e as de horário estendido, das 18h às 21h, e aos sábados, das 7h às 17h. O período de vacinação dos acamados acontecerá de 15 a 19 de abril e de 22 a 24 de abril.

Campanha

Para este ano, a meta da Semsa durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza é imunizar aproximadamente 245 mil pessoas em Manaus, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e população presidiária.

De acordo com Wanderglicer Chaves, a Semsa vai disponibilizar 854 postos de vacinação, sendo 762 fixos e 151 postos volantes, envolvendo cerca de 5 mil servidores distribuídos em todas as zonas da capital.

A enfermeira informa, ainda, que a vacina protege contra a gripe sazonal (conhecida como gripe comum) e contra a gripe A/H1N1. “A criança e o adulto também podem receber outras vacinas do calendário na mesma hora de aplicação da vacina contra a influenza. Basta garantir que serão utilizados locais de aplicação diferentes”, acrescenta.