Campeonato de Tênis de Mesa reúne 60 atletas

Por Prefeitura de Manaus

01/04/2013 9h56

Icone audio

A I etapa do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa reuniu os principais atletas do esporte na Vila Olímpica de Manaus, neste final de semana (30 e 31). Entre tantas figuras da modalidade, Israel Barreto se destacou na disputa e após dois dias de evento abocanhou quatros rodadas, sagrando-se campeão da categoria Sênior do torneio realizado pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (Ftma) em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

O mesatenista, beneficiário do Bolsa Atleta Municipal, conseguiu passar pelo atleta da Seleção Brasileira Alexandre Alfon (semifinal) e pelo atual campeão amazonense da Polícia Militar, Paulo Neto. Após derrotar os dois atletas, Israel, que é acostumado a disputar o Absoluto, confessou que só foi defender a Sênior para dificultar a vida dos adversários e colocar pressão.

“É bem mais fácil ganhar na Sênior do que na Absoluto. Mas uso esta categoria (Sênior) para começar a pegar ritmo para as outras competições e estar mais preparado para a Copa Brasil, marcada para a próxima semana. Além disso, venho dar uma canseira nessa rapaziada. Tem gente até que desiste antes  da hora só de saber que estou competindo”, brinca Barreto, ao completar.

“Vim para quebrar um pouco a competição. Alguns ficam motivados por me enfrentar, aí tenho que pegar pesado. Já outros perdem o estímulo e assim eu jogo mais leve para não assustar”, sorriu o amazonense.

Amazonense terá seis etapas

Este ano o Campeonato Amazonas de Tênis de Mesa está dividido em seis etapas. A primeira etapa (30e 31 de março) reuniu 60 atletas e foi realizada duas semanas antes da Copa Brasil, que acontece em Santos de 11 a 14 de Abril. De acordo com o presidente da Ftma, André Galvão, o objetivo de realizar o estadual antes do evento nacional, é fazer com que os mesatenistas ganhem ritmo para Copa e fiquem afiados para as disputas.

“Depois de ganhar fôlego no Amazonense, nós podemos esperar um bom desempenho dos nossos atletas na Copa Brasil. Nosso foco é sempre preparar da melhor maneira nossos mesatenistas e com toda certeza vem mais título nacional por aí. A próxima etapa do Amazonense será em abril”, disse Galvão.

Ainda segundo André Galvão, aqueles que ocuparem o primeiro lugar de todas as categorias (nos naipes masculino e feminino) no final das seis etapas, irão garantir vaga e passagem para o Campeonato Brasileiro de Tênis de mesa, que acontece em outubro, em São Paulo.