Parceria entre Espi e Fundação Doutor Thomas já formou 159 cuidadores de idosos

Por Prefeitura de Manaus

03/02/2015 14h10

Icone audio

id02

 

Cumprindo a missão de capacitar servidores e agentes públicos de Manaus, a Escola de Serviço Público Municipal (Espi) já formou 159 cuidadores de idosos, em um ano de parceria com a Fundação Doutor Thomas (FDT). A terapeuta corporal Gracilene Saldanha, 43, é um dos 80 profissionais formados na segunda turma do curso de “Cuidadores de Idosos” que recebeu o certificado na última sexta-feira, 30.

 

Gracilene conta que chegou à Manaus com 18 anos, vinda do município de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), e seu primeiro emprego foi na casa de uma idosa. Segundo a cuidadora, mesmo tendo seguido outros caminhos profissionais, seu carinho pelos idosos sempre esteve presente, por isso decidiu participar do curso oferecido pela Fundação Doutor Thomas. “No primeiro momento, minha intenção era ampliar os conhecimentos para executar melhor meu trabalho como terapeuta corporal, mas depois de ter contato com os idosos, descobri que essa é profissão que quero seguir, a partir de agora”, disse Gracilene.

 

Antes de finalizar o curso, Gracilene foi contratada para cuidar de um idoso de 97 anos que, de acordo com ela, estava bastante debilitado e exigia cuidados. “A família tem acompanhado a evolução do idoso e todos estão muito felizes em ver o quanto ele está bem”, acrescentou.

 

A  diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal, Luiza Bessa Rebelo, destaca a importância dos novos profissionais para o mercado de trabalho. “A formação desses profissionais significa mais pessoas qualificadas para cuidar de um segmento que está crescendo. É uma profissão em ascensão e a Espi tem contribuído, nesta parceria com a Fundação Doutor Thomas”.

 

O curso tem carga horária de 300 horas, sendo 200 horas de aulas e 100 horas de estágio. As aulas são ministradas por assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, médicos geriatras e psicólogos. Como parte do conteúdo programático, os cuidadores aprendem lições de primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, cidadania e demais atividades que compõem o universo do idoso. O conteúdo programático do curso foi desenvolvido pelos instrutores da Espi, órgão que é  vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

 

Inscrições

 

As inscrições das novas turmas começam no mês de março, para as aulas que serão iniciadas em abril. Os candidatos precisam ter acima de 18 anos, Ensino Médio completo, experiência no cuidado com o idoso e disponibilidade de tempo para frequentar os módulos, haja vista que a certificação será concedida apenas com comprovação de 75% de frequência de curso.

 

O curso é gratuito, sendo paga apenas uma taxa de inscrição no valor de R$ 30.
 

Assessoria de Comunicação da Escola de Serviço Público Municipal (Espi): 92 3651-7126/ 3215-4665/9962-9348/9266-0116