Corredor viário tem projeto de arborização da Semmas
25/03/2013 23h49

O Corredor Viário do Mindu, que terá a primeira etapa inaugurada nesta terça-feira, 26, tem projeto de arborização desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Foram plantadas ao longo do passeio público nos dois lados da via 536 árvores nativas, de espécies variadas, para proporcionar ao corredor viário a beleza paisagística e o conforto térmico aos pedestres e veículos.
O plantio foi realizado de acordo com as diretrizes do Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus. Além das espécies florestais, foram plantadas também 4.480 mudas ornamentais (exóticas e nativas) nas duas rotatórias e no canteiro central. A segunda etapa do projeto também contará com arborização.
De acordo com a secretária Kátia Schweickardt, o plantio de mudas faz parte do Programa Manaus Verde e Viva, da Semmas, que somente nos três primeiros meses do governo Arthur Neto já plantou 1.929 árvores em vias públicas da cidade e 8.822 mudas ornamentais em vias e praças públicas.
No caso do Corredor Viário do Mindu, dois fatores contribuíram para uma arborização plena: o passeio largo que favoreceu a colocação de espécies arbóreas e a rede de distribuição de energia protegida, por cabos blindados, que não entram em choque com os galhos das árvores.
Foram plantadas mudas de pau-pretinho, ipê, sumaúma e açaí. Entre as mudas de espécies ornamentais (exóticas e nativas), foram plantadas icsoria, dracena, minialamada, juscelina e papoula.