Servidores do Manausmed recebem palestra sobre tuberculose
25/03/2013 16h39

Os servidores que buscaram atendimento nesta segunda-feira (25), na sede do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), Parque Dez, zona Centro-Sul, tiveram acesso a uma palestra sobre tuberculose, ministrada pela médica Joycenea da Silva Matsuda, 54. A manhã de orientação, motivada pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose (celebrado no último dia 24), foi possível graças à parceria entre o Manausmed e a Policlínica Cardoso Fontes, que disponibilizou a profissional.
Durante a explanação, a médica não só esclareceu as dúvidas de servidores públicos segurados do Serviço Social, como também distribuiu panfletos com formas de prevenção e tratamento da doença.
O técnico de enfermagem e servidor público, Cleber Abreu, 46, foi uma das pessoas que fez questionamentos à profissional e elogiou a iniciativa. Segundo Abreu, mesmo sendo um profissional de saúde, ele foi surpreendido com dúvidas sobre a tuberculose.
“Minha mulher já fez tratamento e agora está grávida. Fiquei curioso para saber se em caso de reincidência da doença, ela poderia tomar a medicação. Agora sei que sim. Daí a importância desse tipo de iniciativa. Acho que todos os órgãos ou locais de aglomeração de pessoas deviam imitar e ministrar essas palestras”, disse.
De acordo com a médica Joycenea da Silva Matsuda, ainda existem pessoas que veem a tuberculose como um ‘mal extinto’, quando na realidade, a doença está presente na sociedade e tem atingido até mesmo profissionais de saúde.
“É muito importante sensibilizar o servidor municipal para o problema da tuberculose. Realizamos palestras em escolas, em órgãos públicos. Tudo no intuito de indicar o local certo para diagnóstico e tratamento”, disse, ao ressaltar que, em caso de suspeita de tuberculose, o paciente deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o ´teste do escarro´.
O diretor do Manausmed, Roberto Valiante, disse que a palestra foi apenas o início de um trabalho que tem sido formatado pela secretaria, afim de orientar o servidor que utiliza o Serviço de Saúde. “E vamos ofertar serviços como aferição de pressão e medição de glicemia em nossas mobilizações, realizadas em datas específicas. O que o prefeito de Manaus, Arthur Neto, pretende é levar orientação preventiva e consequente qualidade de vida a todo servidor público”, finalizou.