Semsa promove oficinas de implantação da ‘Caderneta do Adolescente’

Por Prefeitura de Manaus

25/03/2013 15h44

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está programando uma série de oficinas para ampliar a implantação da Caderneta do Adolescente nas Unidades de Saúde no município de Manaus. A meta da Prefeitura de Manaus é terminar o ano de 2013 com a implantação da Caderneta em 100% das unidades da rede básica.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a primeira série de oficinas de 2013 vai acontecer nos meses de abril e maio, sendo direcionada para profissionais de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul).  O público alvo são 372 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A técnica responsável pelas ações do Programa Saúde do Adolescente da Semsa, Ana Cristina Dias da Cruz, explica que a Semsa pretende encerrar o mês de maio com a implantação da Caderneta do Adolescente em 100% das Unidades de Saúde da Família do Disa Sul.

A Caderneta do Adolescente é uma das estratégias do Ministério da Saúde para dar maior visibilidade ao público jovem nos serviços de saúde. Um dos objetivos é subsidiar os profissionais com informações para o cuidado integral desse público alvo, principalmente no que diz respeito a aspectos como o crescimento e desenvolvimento. “É um documento onde é possível registrar informações sobre o atendimento médico realizado, sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação, puberdade, perigo das drogas e várias outras orientações para uma adolescência saudável”, explica Ana Cristina Cruz.

As oficinas do Disa Sul vão acontecer nos dias 4, 5, 23 e 24 de abril e nos dias 21 e 24 de maio. O evento está marcado para o Centro de Convivência da UBS Japiim, onde haverá apresentação da Caderneta do Adolescente e serão repassadas informações sobre o “Marco Legal: Saúde, um direito do adolescente”, além de temas como o Desenvolvimento Puberal, Nutrição e Imunização. “As oficinas vão capacitar os profissionais para a abordagem desses temas junto aos adolescentes e aos familiares”, destaca.

A Semsa também vai realizar no mês de abril, dias 09 e 16, uma oficina de implantação da Caderneta do Adolescente direcionada para profissionais do Disa Norte. Com essa oficina, a Semsa estará finalizando a implantação da Caderneta em 100% das Unidades de Saúde na zona Norte, incluindo as UBSFs, Unidades Básicas (UBSs), Unidades Ambulatoriais (USAs) e Policlínicas.

A partir do final de maio, a Semsa dará continuidade à implantação da Caderneta nas Unidades de Saúde dos Distritos Leste, Oeste e Fluvial.