“Manaus merece o selo de Cidade Olímpica”, diz prefeito
23/01/2015 14h44

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador do Amazonas, José Melo, receberam nesta sexta-feira, 23, a primeira visita oficial do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Durante reunião, realizada na sede do Governo, na Compensa, zona Oeste da capital, foram apresentados os principais argumentos da candidatura de Manaus como Sede Olímpica dos jogos de futebol em 2016.
De acordo com o prefeito, a cidade se oferece para os jogos por entender que seria uma enorme lacuna não ter a Amazônia representada nas olimpíadas do Rio 2016. “Somos uma das regiões consideradas de maior interesse por diversos países do mundo e, com essa conquista, mudaremos ainda mais a visão de Manaus perante turistas e investidores internacionais. Fizemos uma belíssima participação na Copa do Mundo da FIFA e também merecemos o selo de Cidade Olímpica”, defendeu.
Segundo o governador, a capital amazonense já demonstrou seu bom desempenho para sediar grandes eventos internacionais com segurança e organização. “Fomos muito bem avaliados durante a Copa, porque nos preparamos e continuamos preparados. Acredito que estamos no páreo, até porque a nossa Arena da Amazônia também foi considerada a mais bonita do Brasil”, completou.
Além de Manaus, outras três cidades, que não tiveram os nomes revelados, disputam uma vaga para sediar os jogos olímpicos de futebol em 2016. Ao todo, serão cinco vagas, sendo que as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo possuem preferência na disputa por já terem se apresentado ainda durante a candidatura do Brasil para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
“Estamos em um processo de seleção de todas as sedes e de uma quantidade específica de estádios que atendam o critério técnico, ou seja, o campo de jogo precisa atender às normas da FIFA. Além disso, serão avaliados os critérios logístico e financeiro que devem suportar o evento”, explicou o diretor-executivo do Comitê, Marco Aurélio Vieira.
Ainda no encontro, o prefeito e o governador receberam o caderno de encargos para as sedes dos jogos de futebol e, conforme o diretor-executivo do Comitê, o resultado deverá ser divulgado até o final de fevereiro. A comitiva olímpica também é composta pelo gerente de Futebol do Rio 2016, Thiago Januzzi, e pelo gerente de Relações Institucionais, Paulo Gonçalves Homem, além de um representante da CBF.
Arena impressiona
Antes de partir para outra cidade candidata à sede no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Comitê ainda realizou uma visita técnica à Arena da Amazônia. E, se depender da exuberância do espaço, Manaus saiu na frente e conquistou a simpatia dos dirigentes.
“Tive a oportunidade de conhecer e jogar no antigo Estádio Vivaldo Lima e, conhecendo a nova Arena, com certeza, podemos afirmar que Manaus está à altura de qualquer competição internacional, seja no nível técnico ou estético, porque é muito bonita”, comentou Marco Aurélio Vieira.
Segundo o coordenador da Equipe de Governo, Evandro Melo, como a capital já cumpriu uma série de exigências para sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, somente alguns requisitos pontuais precisarão ser ajustados para atender aos demais critérios do caderno de encargos para as sedes dos jogos de futebol das Olimpíadas.
Ainda segundo Evandro Melo, será instalado, de imediato, um Comitê Local dos Jogos Olímpicos para trabalhar nos itens necessários para credenciar Manaus como Cidade Olímpica. “Já percebemos que não teremos problema para cumprir o caderno de encargos, porque muito já foi feito na Copa do Mundo. Temos estrutura e pessoal qualificado para atender os critérios de mobilidade, organização e segurança. Por isso, estamos muito confiantes em cumprir 100% dos quesitos necessários para credenciarmos Manaus como Cidade Olímpica“, concluiu.
REPORTAGEM: Alita Falcão
FOTOS: Alex Pazuello