Prefeitura discute ‘Selo de Qualidade’ para comércio de Manaus
22/03/2013 16h26

O coordenador da Unidade Gestora Municipal (UGM) dos Projetos da Copa, Bernardo Monteiro encontrou-se com empreendedores do turismo local na sede da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult). Na pauta, dois assuntos relacionados ao Mundial de 2014: a infraestrutura da cidade e a criação do ‘Selo de Qualidade da Prefeitura’, que está sendo estudado e deverá ser oferecido aos estabelecimentos comerciais para que o turista seja melhor atendido na capital amazonense.
De acordo com o coordenador da UGM, o selo está em fase de projeto e brevemente, assim, que todos os ajustes e debates forem travados com os comerciantes, a ferramenta será implantada em Manaus. O acessório também vem sendo estudado por outras cidades brasileiras que receberão jogos da Copa e é baseado em exemplos de sucesso, como Nova Iorque, que já adota o modelo. O selo é considerada fundamental pelos próprios donos de estabelecimentos.
“O estabelecimento e/ou serviços que atenderem às normas de funcionamento exigidos pela Prefeitura irão receber o selo de qualidade. A qualificação envolve desde o treinamento e capacitação dos profissionais até a qualidade do produto oferecido”, explicou Bernardo Monteiro.
Além do Selo, a Prefeitura de Manaus também fará ações de marketing nos hotéis, restaurantes, transporte urbano, entre outros empreendimentos qualificados.
Obras
Os empresários do trade turístico também revelaram o desejo de acompanhar as obras do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, considerando que o setor é um dos principais interessados na comodidade do visitante. Ficou definido que, na próxima semana, a equipe de técnicos da Manauscult fará uma visita às obras do aeroporto.
Para a Diretora-presidente da Manauscult, Inês Daou, este foi mais um encontro de sucesso, onde os setores público e privado estreitam relações e mostram que têm muitos interesses em comum. “A melhoria da cidade de Manaus, seja na área da estrutura física ou na qualidade dos serviços, será uma conquista. O importante é a vontade de fazer a mudança acontecer”, disse a presidente
A próxima reunião está marcada para o dia 22 de abril na sede da Manauscult, às 16h, e será restrita às equipes do trade e diretores da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.