Prefeitura combate ocupação irregular em APP

Por Prefeitura de Manaus

21/01/2015 16h46

Icone audio

ocupirregularapp (2)

 

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta quarta-feira, 21, a demolição de um prédio comercial localizado em área de preservação permanente (APP), na avenida Hilário Gurjão, Jorge Teixeira, zona Leste. A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) por solicitação do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus – Prourbis.

 

A proprietária foi notificada pelo Implurb ainda na semana passada de que deveria deixar o imóvel e fazer a demolição voluntária. Como a determinação não foi atendida, a prefeitura concluiu o trabalho nesta manhã.

 

Segundo o gerente de Urbanização Integrada do Prourbis, Leonardo Normando,  além de ocupar uma área de APP, o que é ilegal, a construção irregular está impossibilitando a conclusão do último bloco do conjunto habitacional Residencial Avelino Pereira, que faz parte do Prourbis. São 16 apartamentos que ainda não foram concluídos.

 

“Com a retirada da construção irregular, que impossibilitava a entrada das máquinas, vamos poder concluir a obra e entregar as moradias às famílias que continuam em aluguel social, esperando os apartamentos” explicou.

 

O Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus explica que em área de APP, as construções devem estar a uma distância de pelo menos 30 metros de igarapés. Mas, caso a construção tenha cunho habitacional de inclusão social, esta distância pode ser de 15 metros, respeitando-se as regras.

 

A ação coordenada pelo GGIM contou com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Infraestrutura (Seminf), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), além da Polícia Militar.

 

Fotos: Arlesson Sicsú