Workshop capacita servidores em técnicas de manejo da arborização
21/03/2013 17h02

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) promoveu nesta quinta-feira, 21, no Parque Municipal do Mindu, um workshop sobre manejo da arborização urbana voltado para os profissionais que atuam na realização dos serviços de corte e poda das árvores nas vias públicas e áreas particulares de Manaus.
O público-alvo do evento foram os servidores das secretarias municipais de Limpeza Pública, da Defesa Civil do Município, da Semmas e das prestadoras de serviço terceirizadas da Amazonas Energia, além de coletores de semente do Centro de Sementes Nativas da Amazônia e técnicos e alunos da Ulbra Manaus. No total, o workshop teve 60 participantes.
O evento faz parte da programação da Semana da Árvore e da Água, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, para marcar a passagem do Dia da Árvore na Região Norte e o Dia Mundial da Água. O workshop foi ministrado pelo biólogo André Puente, vice-presidente da Sociedade Brasilieira de Arborização Urbana (SBAU) e o engenheiro florestal Sidney Brasil, presidente do Comitê Brasileiro de Escalada em Árvore.
De acordo com o diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, mesmo sendo um evento voltado a um grupo de profissionais, o workshop passa a mensagem de que tão importante quanto plantar é também fazer a manutenção da árvore no contexto urbano. Dentro do Plano de Ação dos 100 Dias, do prefeito Arthur Neto, já foram manejadas mais de 1.180 árvores, em diversas zonas da cidade.
O biólogo André Puente, que é chefe do Horto Municipal de Porto Alegre, explica que o maior problema enfrentado pela maioria das prefeituras é a condição da arborização em relação aos elementos urbanos. Segundo ele, o workshop é uma oportunidade de discutir as razões pelas quais se deve realizar a poda e explicar aos profissionais que a planta como ser vivo tem um sistema de defesa que reage às intervenções. A adoção de redes protegidas de distribuição elétrica tem sido um fator de redução da necessidade de poda nas grandes cidades, segundo o biólogo. O sistema permite uma harmonia maior entre fios e galhos, e uma melhor adequação das espécies em áreas urbanas.
O engenheiro florestal Sidney Brasil realizou uma demonstração prática de escalada em árvore feita com equipamentos de proteção individual e as técnicas corretas de poda. “Trabalhamos difundindo pelo Brasil as técnicas apropriadas para escalada em arborização urbana e equipamentos como cintos e capacetes”, afirmou. A demonstração da técnica de escalada foi feita num apuizeiro no Parque Municipal do Mindu.
Fotos: Leonardo Fierro / Semcom