Seminário de Humanização reúne representantes de sete estados da Região Norte
20/03/2013 17h40

Reunindo representantes dos sete estados da região Norte, o Ministério da Saúde iniciou nesta quarta-feira, 20, o Seminário Norte de Humanização, em Manaus, no auditório do Taj Mahal Continental Hotel, com a participação de representantes das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH), Gustavo Nunes de Oliveira, o evento foi organizado como uma das etapas de preparação para o Seminário Nacional de Humanização, previsto para o segundo semestre de 2013 e que vai marcar as comemorações dos 10 anos de implantação da PNH no Brasil. “Os seminários regionais são etapas preparatórias para o evento nacional, mobilizando a população para a construção coletiva de estratégias que possam contribuir para o avanço da Política Nacional de Humanização em todo o país”, explicou Gustavo Oliveira.
A subsecretária de Gestão da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lubélia Sá Freire da Silva, destacou que a PNH faz parte da Política Municipal de Saúde para o fortalecimento das ações da Atenção Primária no que se refere à relação entre gestores, trabalhadores e usuários de saúde. “Durante o ano de 2013, uma das metas da Semsa é intensificar as ações de humanização nas unidades de saúde, principalmente no que se refere ao acolhimento dos usuários nos serviços”, afirmou Lubélia Freire.
Durante o seminário, que será encerrado na quinta-feira, 21, serão discutidos temas como “Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação do Profissional de Saúde” e “Interface da PNH com as demais políticas e redes temáticas do MS – pensando a PNH como política pública e sua inserção no SUS”.
Para a coordenadora do Coletivo Norte de Humanização, Alexsandra Souza, seminário também será uma oportunidade para discutir a relação entre a PNH e as demais políticas e redes de saúde do Ministério da Saúde. “Queremos promover a discussão sobre como integrar ações como as de Educação Popular em Saúde e Educação Permanente, e de redes como a Rede Cegonha e Psicossocial, com as ações desenvolvidas dentro da PNH, agregando conhecimentos e estratégias”, afirmou.
Iniciada em 2003 com a proposta de alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um se reconheça como protagonista do SUS, participando e contribuindo para os avanços no sistema, a Política Nacional de Humanização tem hoje uma rede formada por quatro mil apoiadores institucionais atuando em todos os estados brasileiros.
A política é desenvolvida através de diretrizes de atuação como acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência.
Cada uma das diretrizes é colocada em prática nos serviços de saúde através de uma série dispositivos: acolhimento com classificação de risco, que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS; colegiados gestores para democratização das decisões; garantia de visita aberta; direito ao acompanhante; e projetos de ambiência.
No estado do Amazonas, a PNH conta hoje com 95 apoiadores institucionais formados em curso de 160 horas e que atuam como multiplicadores nas unidades de saúde.
No município de Manaus, além de apoiadores institucionais nas unidades de saúde, a PNH tem em cada distrito de saúde (Norte, Leste, Oeste e Sul) um profissional que atua como referência para as estratégias da política.
Para o ano de 3013, a meta da Semsa é priorizar as ações de acolhimento e valorização do trabalho e do trabalhador de saúde, além da divulgação da Carta de Direitos dos Usuários.
A intenção é executar e ampliar essas ações para 49 unidades de saúde, sendo 34 da Estratégia Saúde da Família, nas 10 unidades de saúde com horário ampliado e em cinco unidades que tenham instalado conselhos locais de saúde, completando a meta de 200 unidades de saúde como o contemplado no Plano Municipal de Saúde 2010/2013.
PROGRAMAÇÃO
Seminário Norte de Humanização do SUS
21.03
9h- Rodas de conversa – segunda etapa
Eixo 1: PNH e formação em saúde: possibilidades no atual contexto do SUS regional.
Eixo 2: A contribuição da PNH e a produção de saúde em rede.
Eixo 3: Humanização e áreas estratégicas de Atenção: ações singulares e potência das transversalizações.
Eixo 4: Participação cidadã em saúde: usuários e redes/movimentos sociais no cotidiano da produção de saúde.
14h
Plenária Final para compartilhamento das discussões, avaliação e encerramento.