Prefeito participa de inauguração de monumento em homenagem a Jefferson Péres
20/03/2013 11h56

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou, na tarde desta terça-feira, 19, da inauguração do monumento em homenagem ao ex-senador Jefferson Péres, no parque cultural que também leva o nome dele, avenida Lourenço Braga, Centro. Arthur declarou que o centro histórico de Manaus será resgatado na sua gestão.
“O centro histórico vai ser, de fato, devolvido à memória de Manaus. Nós vamos regenerá-lo para que Manaus recupere a sua identidade, porque uma cidade sem ter o seu centro histórico preservado é uma cidade sem identidade”, afirmou o prefeito.
Durante pronunciamento, o prefeito ressaltou a importância de Jefferson Péres para o Amazonas. “É um grande vulto da nossa cidade. Jeferson Péres fica eternizado pela sua cultura econômica, pela sua sólida cultura jurídica, pela sua ética absolutamente inegável e pelo amor que devotava à cidade de Manaus. Ele que foi um senador do Brasil, sobretudo um cidadão manauara, talvez mais do que qualquer outro título”, afirmou.
Arthur, que era amigo do ex-senador, também falou sobre o lado pessoal do político. “Era uma figura afável, de uma conversa deliciosa, que versava sobre literatura e as coisas do mundo, e que tinha uma noção muito clara do seu País. Faz muita falta, sobretudo quando se vê o Congresso desfigurado e apequenado que aí está”, disse.
A viúva do ex-senador, Marlídice Péres, afirmou que a família ficou muito feliz com a homenagem de iniciativa do Governo do Estado. “É o reconhecimento à trajetória política de um homem que fez o que pôde para representar o seu Estado de forma digna”, ressaltou.
A homenagem contou com a presença de políticos, desembargadores e autoridades do Estado, como o governador em exercício, José Melo; o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Bosco Saraiva; o corregedor geral do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões.
Memória
A escultura em memória ao ex-senador, que está situado na entrada do parque, é feita em bronze, no tamanho natural e é obra do escultor paulista Murilo Sá Toledo.
Jefferson Péres foi senador, professor e escritor. Formado em Direito, antes de se tornar político lecionava na área de Economia, na Universidade Federal do Amazonas. Foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador pedetista Cristovam Buarque, do Distrito Federal. Morreu no dia 23 de maio de 2008, de complicações cardíacas.
REPORTAGEM: FABÍOLA PASCARELLI