Semsa promove ações de combate à Tuberculose

Por Prefeitura de Manaus

19/03/2013 12h24

Icone audio

Como parte da preparação para a Campanha de Combate à Tuberculose 2013, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar nesta quarta-feira, 20, uma ação educativa de prevenção à tuberculose na Escola Municipal Zenaira Bentes, conjunto Castanheira, bairro Gilberto Mestrinho. A ação, que acontece a partir das 9h, será executada por profissionais do Módulo de Saúde da Família Silas Oliveira Santos, localizado no Conjunto Castanheiras II, bairro São José Operário (zona Leste).

A enfermeira Jocilane Vasconcelos explica que o Módulo de Saúde iniciou as ações de pré-campanha na segunda-feira, 18, com rodas de conversa entre profissionais da equipe para a troca de experiências e bate-papo com os pacientes para identificação de pessoas com sintomas da doença (como tosse por mais de três semanas). “Durante a ação na escola, a equipe multiprofissional do Módulo de Saúde vai realizar a apresentação de um teatro de fantoches para as crianças sobre o conceito de tuberculose, causas e sintomas, incentivando a discussão sobre o tema para responder aos questionamentos dos alunos”, explicou Jocilane Vasconcelos.

O Módulo de Saúde também vai promover na sexta-feira, 22, uma blitz de mobilização para o combate à tuberculose na feira da Avenida Perimetral, na Grande Vitória, às 8h30, com panfletagem e montagem de estande para orientações sobre os sintomas da doença e solicitação de exames (baciloscopia) para casos suspeitos.

Programação

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Jair Pinheiro, explica que Unidades de Saúde do Distrito Fluvial também já realizaram ações de pré-campanha, iniciada dia 13 de março, com atividades educativas e busca ativa de pessoas com suspeita de tuberculose.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, disse que a Semsa também vai apoiar mais uma ação educativa na segunda-feira, 25, com abordagem aos feirantes e usuários da Feira da Manaus Moderna, organizada pela Organização da Sociedade Civil Katiró. “Durante a semana, as unidades de saúde estarão intensificando a realização de palestras e busca ativa de pessoas com suspeita de tuberculose em escolas e associações comunitárias”, contou.

A secretaria também irá participar do 2º Seminário Estadual de Tuberculose, dia 27 de março, no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindú.

De acordo com Jair Pinheiro, foram notificados 1.770 novos casos de tuberculose em 2012, representando uma taxa de incidência de 95 para cada 100 mil habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, a média de taxa de incidência no país é de 38 por 100 mil habitantes.

Doença

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Bacilo de Koch e que afeta principalmente os pulmões, mas que pode ocorrer também em órgãos como ossos e rins. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são tosse por três semanas ou mais; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

É uma doença de transmissão direta, quando o doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas vivendo com HIV/Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, usuários de  álcool e outras drogas/tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose.