Ouvidoria anuncia projetos para atender cidadãos e servidores

Por Prefeitura de Manaus

15/03/2013 23h53

Icone audio

No Dia Nacional do Ouvidor, comemorado neste sábado, 16 de março, a Ouvidoria Municipal de Manaus anuncia três projetos para melhorar o canal de comunicação entre a Prefeitura de Manaus e os cidadãos e servidores municipais. Isso porque o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que o órgão fosse recriado com status de secretaria e nomeou o ouvidor Alessandro Cohen, que assumiu há 15 dias.

“O prefeito Arthur Neto nos incumbiu de reconstruir a Ouvidoria, pela sua importância em ter esse canal de comunicação com o cidadão e com os servidores da Prefeitura, com relação a sugestões, críticas, elogios e demandas”, afirmou Alessandro Cohen.
Inicialmente, serão desenvolvidos três projetos: Balcão da Cidadania, Ouvidoria Itinerante e um aplicativo para celulares chamado eCidadão/Ouvidoria. “Os nossos principais desafios serão fazer a população se acostumar a usar esses canais de comunicação com a Prefeitura, como telefone, e-mail, redes sociais e aplicativos”, ressaltou o ouvidor.

O projeto Balcão da Cidadania funciona com atendimento ao público na Ouvidoria, que está localizada no segundo andar do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), na esquina da Rua São Luís com a Avenida Mário Ypiranga, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, a partir do dia 22 de março.

A Ouvidoria Itinerante levará os serviços oferecidos pelo órgão até os bairros mais distantes e carentes da cidade, a partir do dia 6 de abril. O projeto será realizado sempre aos sábados, de 9h às 15h. “Vamos ter uma van com membros da Ouvidoria que irão até os bairros atender a população”, explicou Alessandro Cohen.

O terceiro projeto a ser desenvolvido é o aplicativo eCidadão/Ouvidoria para celulares com sistemas operacionais Android e IOS. As pessoas poderão baixar o programa para ter acesso a pastas referentes às secretarias e aos serviços prestados e deixar críticas, sugestões, demandas e mensagens.

Alessandro Cohen explicou que o órgão irá receber todas as demandas, fazer uma filtragem e encaminhá-las para a secretaria competente, a fim de receber um parecer sobre o assunto. Após esse processo, dará uma resposta ao cidadão ou ao servidor.
“A Ouvidoria funciona como os olhos e os ouvidos que o prefeito não tem em todas as secretarias em relação aos serviços prestados ao cidadão e aos servidores”, ressaltou o ouvidor.

Alguns canais de comunicação online já estão disponíveis para a população, como a página oficial no Facebook, Ouvidoria Municipal de Manaus, e o email ouvidoria@ouvidoria.pmm.am.gov.br. Dentro dos próximos dias, o órgão vai lançar sua conta no Twitter e criar o número de telefone gratuito do Serviço de Atendimento ao Cidadão.
Estrutura

A Ouvidoria Municipal de Manaus foi criada no dia 5 de maio de 2004 pelo então prefeito Luiz Alberto Carijó. Durante a gestão de Serafim Corrêa, ganhou status de secretaria. O prefeito anterior, Amazonino Mendes transformou a Ouvidoria em um departamento do Gabinete Civil. Na gestão atual, o prefeito Arthur Neto tornou novamente a Ouvidoria com status de secretaria.

A Ouvidoria atua no fortalecimento da cidadania, oferecendo à sociedade e ao servidor um canal de relacionamento democrático e de comunicação direta e imparcial com a Prefeitura, permitindo que o cidadão possa opinar, intervir e interagir nos rumos dos serviços de responsabilidade da administração municipal e na consolidação de seus direitos ao expressar sua opinião.