CMS/Manaus inicia procedimentos para organização da 10ª Conferência Municipal de Saúde
28/01/2026 16h04
#paratodosverem – Imagem de assembleia do Conselho Municipal de Saúde nesta quarta-feira
Durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2026, realizada nesta quarta-feira, 28/1, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) iniciou o processo de convocação da sociedade para a organização da 10ª Conferência Municipal de Saúde (Comus), como uma das etapas para a 18ª Conferência Nacional de Saúde.
A Assembleia do CMS/Manaus, que acontece mensalmente no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, reúne conselheiros municipais representantes de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Hellyngton Monteiro de Moura, destacou que a Comus representa o evento máximo do controle social da saúde no município de Manaus, quando representantes da sociedade, entre trabalhadores, gestores e usuários do SUS podem elaborar propostas para a melhoria dos serviços de saúde.
“Estamos mobilizando a sociedade, cumprindo o calendário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o chamamento das conferências municipais e estaduais, e posteriormente a nacional. Também estamos aprovando a criação do Comitê Organizador e Executivo da 10ª Conferência de Saúde do município de Manaus”, informa Hellyngton Moura.
Segundo o calendário do CNS, as etapas municipais da 18ª Conferência Nacional de Saúde devem acontecer entre janeiro e agosto de 2026; as conferências estaduais e do Distrito Federal ocorrendo de janeiro a abril de 2027; e a Conferência Nacional em junho de 2027, em Brasília, que tem como objetivo embasar o planejamento do governo federal na elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual 2027-2030.
“As conferências são espaços em que é possível ouvir a sociedade em geral, nos municípios e Estados, e formular propostas que possam ser levadas para a conferência nacional e encontrar meios para melhorar o SUS”, afirmou o presidente.
Para as etapas da Conferência Nacional, o tema condutor será “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.
O conselheiro Jorge Carneiro, representante do segmento de gestor no CMS/Manaus, explica que o ciclo de conferências de saúde é definido considerando a necessidade do poder público receber as indicações das diretrizes para elaboração do plano de governo e planejamento em saúde para o período de quatros anos.
“O ciclo de conferências é de quatro em quatro anos, quando a sociedade civil organizada participa na sugestão das diretrizes. É também um momento em que os gestores da saúde podem monitorar os anseios da população, já que as pessoas que participam das conferências são extremamente representativas da sociedade. Com isso, a gestão tem a possibilidade de escutar as demandas desses grupos diversos, tendo como produto final as diretrizes que estarão nos planos de saúde”, concluiu Jorge Carneiro.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa


