Pontes de madeira são reconstruídas pela Prefeitura
15/03/2013 11h58

Pontes de madeira de seis bairros e de uma comunidade estão sendo construídas ou recuperadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf), totalizando mais de 200 metros de ponte. Os bairros que estão recebendo os serviços da Prefeitura são o de Petrópolis (zona Sul), Novo Aleixo e Zumbi dos Palmares (Leste), Compensa (Oeste), Parque 10 de Novembro (Centro-Sul), Crespo (Sul) e a comunidade Parque das Nações (Norte). Os trabalhos seguem o cronograna do órgão, que na próxima semana vai atuar nos bairros Educandos e Japiim (Sul), Alvorada (Centro-Oeste) e na comunidade Valparaíso (Leste).
No Crespo, a ponte está sendo reconstruída na av. Costa e Silva (Silves), próxima à Feira do Peixe, em uma área de aproximadamente 40 metros. Antes da atuação da secretaria, os moradores do local reclamavam da situação.
“A ponte era toda podre. Várias pessoas chegaram a reclamar da dificuldade de transitar pelo local. Mas, agora, depois da reforma, a ponte ficou 100%. Eu e meus vizinhos estamos satisfeitos com a reforma. Agradeço a prefeitura”, afirmou o professor Aluizio Moura Melo.
Na zona Leste, as pontes reformadas estão localizadas na av. Beira-Mar, bairro Novo Aleixo, com 30 metros, e na rua Berimbau Baiano, Zumbi dos Palmares, com aproximadamente 20 metros. Na zona Sul, a ponte está localizada no Beco Mossoró, em Petrópolis. Na Compensa, a Seminf está trabalhando em duas pontes de ferro, localizadas na rua Cristo Rei, cada uma com 30 metros. Na comunidade Parque das Nações, o serviço concentra-se na rua Noruega.
Os trabalhos incluem recuperação, com troca de madeiras antigas por novas, e a construção de novas pontes. Segundo os moradores do local, as pontes não passavam por uma reforma há anos. “A ponte da rua Berimbau não tinha mais condições de uso. Alguns trechos estavam sem madeira. Agora, tem como trafegar. Agradecemos pela ponte nova”, ressaltou um dos moradores. Geralmente, as pontes estão situadas em ruas e becos estreitos, utilizadas como vias para chegar à rua principal.
A Seminf trabalha com um cronograma de serviços amplos, com reformas de pontes de madeira, pontes de concreto e escadas em vários pontos críticos da cidade. A secretaria segue cumprindo demandas diárias e trabalha em pontos críticos mapeados pelos distritos de obras civis.
Texto: Polyana Brelaz