Prefeitura avança com concretagem da oca e restaurante do parque Encontro das Águas Rosa Almeida

Por Prefeitura de Manaus

16/01/2026 18h44

Icone audio
#paratodosverem – Imagem das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, de frente para o encontro das águas

A estrutura projetada por Oscar Niemeyer, no parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, está sendo concretada pela Prefeitura de Manaus, a partir de formas de madeira e chapas metálicas compostas por dezenas de elementos, para dar à construção as curvas desenhadas pelo arquiteto.

As obras no parque seguem em constante avanço, com a confecção e montagem das formas das vigas do térreo da oca, em paralelo com a etapa de montagem dos andaimes para escoramento da viga e laje do térreo. Também estão sendo executadas todas as ferragens de vigas do térreo da oca, que será um espaço multiuso.

O concreto das estruturas e da cúpula projetada por Niemeyer, que é aparente, será usinado para ter ainda a adição de impermeabilizantes, ganhando maior durabilidade diante das intempéries da região amazônica.

“Trata-se de uma obra grandiosa, impactante e complexa, onde se trabalha em tempo integral para poder acelerar sua conclusão, com o canteiro funcionando de domingo a domingo. O espaço gourmet com os quiosques está praticamente concluído e vai permitir que a população possa tomar um tacacá, comer um x-caboquinho, apreciando esta incrível vista”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

O parque é a primeira obra de Niemeyer no Amazonas, unindo as curvas características do mestre da arquitetura brasileira à imponência do fenômeno que marca o encontro dos rios Negro e Solimões. O projeto promete transformar a área em um espaço de contemplação, cultura e valorização da paisagem amazônica. Um dos destaques da empreitada é sua complexidade de engenharia.

Restaurante

No lado oposto à oca, o restaurante incrustado está na fase de montagem das formas das vigas do térreo, enquanto as armaduras já estão finalizadas e prontas para aplicação. Paralelamente, outra parte do conjunto estrutural, o muro de concreto armado, recebe serviços para as bases, com montagens de forma e armadura.

Já no talude de contenção foram iniciadas as instalações de canaletas de concreto na borda para captação de águas pluviais, que terá interligação à escada hidráulica (com a primeira etapa 100% pronta). Ainda no talude, os trabalhos se concentram na execução das estacas de jet grouting, avançando na estabilização do mesmo. A pavimentação de calçadas é feita, assim como os quiosques recebem as louças e metais. A infraestrutura de esgotamento sanitário avança na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como a elétrica de postes de iluminação.

Com mais de 120 mil metros de área e mirante privilegiado para o encontro dos rios Negro e Solimões, o parque integra turismo, meio ambiente, lazer e arquitetura monumental. O espaço reunirá museu, restaurante, quiosques, áreas verdes, espaços de contemplação, trilhas, acessibilidade plena e estruturas de convivência.

Alta pressão

O jateamento de alta pressão, conhecido como jet grouting, é um método de estabilização do solo que envolve a injeção sob alta pressão e velocidade. É um método moderno, rápido e eficaz de estabilização do solo e criação de fundações especiais em solos naturais. 

— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Valdo Leão e Juan Sullivan / Semcom