Fundação Doutor Thomas realiza palestra e coleta de exames de tuberculose

Por Prefeitura de Manaus

14/03/2013 15h54

Icone audio

A Fundação Doutor Thomas (FDT) terá, na manhã desta sexta-feira (15), das 9h às 11h, o desenvolvimento de atividades de orientação, coleta de exames e palestra para esclarecimentos sobre a tuberculose por profissionais do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM).  A atividade será realizada na sede da fundação, na Rua Dr. Thomas, Nossa Senhora das Graças.

O Amazonas é considerado o Estado cuja taxa de incidência da tuberculose é a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro, sendo elavada a ocorrência na população idosa, segundo levantamento do Programa Estadual de Controle de Tuberculose da FVS/AM. Durante o desenvolvimento das atividades, na manhã desta sexta-feira (15), na Fundação Dr. Thomas, a coordenadora do programa da FVS/AM, Marlucia Garrido, além de esclarecer dúvidas, divulgará os dados da tuberculose no Estado.

Após a palestra, os profissionais da FVS/AM, do Laboratório Central do Estado (Lacen) e o Grupo Técnico de Integração (GTI) farão a coleta de exame de escarro nos sintomáticos respiratórios. “Que são aqueles que forem identificados com um dos sintomas da doença, como a tosse por mais de três semana. Em casa, quem estiver com uma tosse a mais de três semanas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. A coleta do exame é feita na hora e o resultado sai de 24 a 48 horas”, explicou a enfermeira assessora da FVS/AM, Vera Lúcia Ferreira de Queiroz.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, destacou a importância da realização dessa atividade de esclarecimentos sobre a tuberculose, devido ao elevado índice de casos registrados no Estado, tendo uma alta taxa diagnosticada na população da terceira idade. “A ocorrência acaba sendo maior em idosos, porque eles são mais vulneráveis e muitos têm casos de tosses, o que apesar de ser frequente, não pode ser tratado como algo comum. Essa palestra vai tirar dúvidas dos profissionais da instituição e dos próprios idosos”.