José Aldo é eleito padrinho do Projeto “Triátlon Social”
13/03/2013 16h54

Acostumados com professores de natação, corrida e ciclismo, as crianças do Projeto Triathlon Social, da Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam) em parceria com a Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), receberam um “mestre” diferente na manhã desta terça-feira (12) no Comando de Operações Ribeirinhas da Marinha (zona Leste). A visita, que causou alvoroço entre os pequenos, foi do detentor do cinturão dos penas, José Aldo, que na ocasião, além de brincar com a garotada, passou ensinamentos para a vida.
“Este Projeto é muito importante, pois o futuro do nosso País são as crianças, e assim como eu tinha um sonho e corri atrás do meu sonho, estes jovens estão tendo a oportunidade de mudar de vida por meio do esporte e concretizar seus objetivos e desejos. Acredito que vai sair daqui um campeão do triátlon, capaz de dar muito alegria a nosso Estado e ao Brasil. Para isto, fui sincero com eles, tem que acreditar, lutar, estudar e focar” declarou Aldo, que foi eleito pelo secretário da Sendej, Fabrício Lima, como padrinho do Projeto Triatlon Social.
O Projeto atende atualmente vinte jovens de 10 a 15 anos, sendo sete da Escola Municipal Vila da Felicidade, sete da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Batista, ambas próximas ao Batalhão, e mais seis filhos de dependentes de militares. As crianças recebem aulas de triátlon gratuitamente três vezes por semana, além de acompanhamento de psicóloga e nutricionista.
“Este projeto é pioneiro no País e está fazendo a diferença na vida destas crianças, pois aqui não estão se formando apenas campeões do esporte, mas campeões da vida. Nossa ideia, junto com o presidente da Fetriam, Antônio Neto, é expandir cada vez mais o “Triátlon Social” e recrutar ainda mais crianças”, declarou o secretário.
Para Antônio Neto, a disponibilidade do lutador José Aldo em conhecer o Projeto trouxe felicidade às crianças e um modelo de esportista para elas se espelharem. “Um jovem que teve uma vida dura e mesmo com todas as dificuldades pode chegar ao topo é um incentivo. E é exatamente isso que queremos mostrar a elas: Mesmo enfrentando obstáculos, todas podem ser vencedoras”, enfatizou Neto.
Colhendo os frutos
Agitada em encontrar com um ídolo, a pequena Fabíola Souza Quintelo, 13, era só emoção com a presença do lutador José Aldo. Felicidade que só aumentou quando recebeu a notícia que ela será a primeira atleta do Projeto Triátlon Social a integrar o Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Triátlon, da Vila Olímpica de Manaus.
“Eu fiquei sabendo do projeto pela escola onde estudo e como sempre gostei de esporte resolvi começar. Hoje o projeto possibilitou que eu fosse convidada para fazer parte do Centro de Treinamento e estou muito orgulhosa”, declarou Fabíola.
A mãe de Fabíola, Andreia Monteiro de Souza, 31, disse ter ficado muito contente com a notícia. “Foi uma alegria muito grande ver que minha filha pode ser uma grande atleta e pode crescer fazendo o que ela gosta”, disse a dona de casa.