Automação e gestão técnica reduzem em quase 30% tempo de viabilidade de empresas dentro da prefeitura
29/12/2025 17h31
#paratodosverem – Equipe do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), do Implurb, exercendo suas funções durante expediente
A combinação entre automação, tecnologia e gestão técnica eficiente permitiu à Prefeitura de Manaus reduzir de forma expressiva o tempo de abertura de empresas na capital. Somente neste ano, até esta segunda-feira, 29/12, o Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), no âmbito do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou a análise de viabilidade de mais de 24 mil processos, alcançando uma redução de quase 30% no tempo médio de espera do contribuinte.
O indicador passou de sete horas em 2024, para apenas cinco horas neste ano. Os dados constam no Painel de Dados de Tempo de Abertura de Empresas, do governo federal, vinculado à Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, e refletem os investimentos da gestão municipal na modernização dos fluxos internos e melhoria contínua da qualidade da informação.
Dentro do Slim, o Implurb é responsável pelas análises de viabilidade de endereço, que envolvem licenciamentos de Habite-se, atividades de autônomos, além de abertura, alteração e processos do legado de empresas.
“Quanto mais a gente conseguir automatizar essas análises, mais rápido será para o contribuinte. Já chegamos a automatizar mais de 80% dos processos, o que é um número bastante significativo. Estamos sempre realizando estudos e melhorias técnicas para que o sistema funcione de forma cada vez mais automatizada. A missão do Implurb é dar o máximo de celeridade, com análises praticamente instantâneas”, explicou a coordenadora do Slim no Implurb, Carolina Fogaça.
Operação
Outro diferencial do sistema está na sua capacidade de operar de forma contínua. Diferente de bancos e sistemas financeiros tradicionais, que não funcionam em finais de semana e feriados, a automação do Slim permite que as análises de viabilidade sejam processadas também aos sábados e domingos.
“Quando chegamos na segunda-feira, por exemplo, já temos análises desses dias liberadas. Estamos sempre fazendo o melhor possível para garantir rapidez, eficiência e um serviço público mais moderno”, completou Carolina.
A expectativa da gestão municipal é continuar avançando na automatização dos processos, reduzindo ainda mais o tempo médio das análises e fortalecendo um ambiente de negócios mais eficiente, seguro e atrativo para quem deseja empreender em Manaus.
A coordenação do Slim funciona junto à Gerência de Informação Técnica (GIT) e atende, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados e pontos facultativos). Dúvidas podem ser tiradas pelo número 98842-7222 (somente WhatsApp), nos mesmos dias e horários.
Números do Painel de Empresas
Neste ano, o tempo médio para análise de viabilidade realizado pelo Implurb é de cinco horas, enquanto o registro na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) leva, em média, duas horas. Somando as etapas de viabilidade e registro, o tempo médio para a abertura de empresas é de seis horas.
Ano passado, o tempo médio para a análise de viabilidade realizada pelo Implurb foi de sete horas, enquanto o registro na Jucea levou, em média, duas horas. Considerando as etapas de viabilidade e registro, o tempo médio para a abertura de empresas foi de oito horas.
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Arquivo/Implurb


