Família de amazonense encontrada em Boa Vista é localizada por equipe da Semsa em Manaus
22/12/2014 16h05

Funcionários da rede municipal de saúde de Manaus ajudaram a encontrar a família de uma paciente amazonense que está em Boa Vista (RR). Maria Luciene da Silva, 36, está na localidade desde o dia 4 de dezembro, atendida por equipe de assistentes sociais do Hospital Geral da Cidade. Ela foi encontrada na rodoviária de Boa Vista em estado de confusão mental e levada para o Hospital Geral.
Com a paciente em atendimento, a assistente social Suzana dos Santos Costa, de Roraima, passou a buscar informações em Manaus, por meio de contato feito com profissionais de Assistência Social do Sistema Único de Saúde (SUS). O caso também foi registrado no Polícia Civil para investigação.
Na capital do Amazonas, a assistente social Maria do Socorro Fernandes de Sousa, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) resolveu realizar o cruzamento de dados de atendimentos feitos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), utilizando o cartão do SUS, um dos documentos que estavam com Maria Luciene. A partir daí, foi possível descobrir que ela havia recebido atendimento na UBS 54, no bairro João Paulo, zona Leste de Manaus. No prontuário, estava o endereço da família que foi localizada.
“Quando chegamos à casa da família de Maria Luciene, todos estavam apreensivos com o desaparecimento. O alívio por saberem que ela estava bem, em Boa Vista, foi imediato. Agora, todos estão envolvidos em conseguir as passagens para ir buscá-la na capital de Roraima”, disse o conselheiro de saúde Ivan Damasceno. Segundo a família, Maria Luciene sofre de transtornos mentais.
Cartão Nacional de Saúde
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. Esses dados foram fundamentais para rastreamento dos atendimentos recebidos pela paciente em Manaus e a localização da família.
Cadastramento na CNS
O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do Sistema Único de Saúde e seus domicílios de residência. Por meio do cadastro é possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde. O cadastramento permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.
A realização de um cadastramento domiciliar de base nacional, aliado à possibilidade de manutenção dessa base cadastral atualizada, pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais (educação, trabalho, assistência social, tributos etc.) nos diversos níveis do governo.
O Cadastro Nacional de Usuários é o primeiro passo para a implantação do Cartão Nacional de Saúde em todo território nacional, sendo uma ferramenta importante para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando a gestão do sistema e contribuindo para o aumento da eficiência no atendimento direto ao usuário.
Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior