Prefeitura atinge meta de implantação de testes rápidos em 60 Unidades de Saúde

Por Prefeitura de Manaus

22/12/2014 15h54

Icone audio

testerapidohiv (2)

 

De acordo com o estabelecido no Plano Anual de Saúde de 2014, a Prefeitura de Manaus atingiu a meta de implantar em 60 Unidades Básicas os testes rápidos para a detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Em janeiro de 2013, os testes rápidos eram oferecidos para a população em apenas três Unidades de Saúde.

 

Com a meta atingida, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passou a realizar uma média mensal de 2.150 testes rápidos. A realização do teste rápido demora cerca de 30 minutos, incluindo o pré-aconselhamento e o pós-aconselhamento.

 

A expectativa é que a ampliação do serviço tenha como reflexo uma queda no número de casos das doenças nos próximos anos, mesmo que em curto prazo haja um aumento no número de diagnosticados na rede municipal.

 

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que existe uma tendência para que haja uma queda no número de casos em longo prazo por que a ampliação da oferta e do acesso aos testes rápidos permite mais facilmente o diagnóstico precoce da doença e, consequentemente, o paciente pode iniciar o tratamento de forma imediata, quebrando a cadeia de transmissão das doenças entre a população.

 

“O HIV e a sífilis, por exemplo, são doenças que podem ser transmitidas de forma vertical, ou seja, da mulher grávida para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação. Para combater essas doenças, todas as mulheres grávidas devem fazer o exame já na primeira consulta do pré-natal na Unidade de Saúde e os testes rápidos permitem que isso ocorra imediatamente. Iniciando o tratamento de forma correta, o risco de transmissão das doenças da mãe para o feto é extremamente reduzida”, destaca Homero de Miranda Leão.

 

A chefe do Núcleo de Controle das DSTs/Aids e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Adriana Souza, informa que as últimas UBSs a implantar os testes rápidos foram a UBS Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSF) Norte – 06 e Norte – 35, Cidade de Deus.

 

“As Unidades de Saúde que oferecem os testes rápidos estão localizadas em todas as zonas da cidade, inclusive na área Rural, terrestre e fluvial, facilitando o acesso da população para a realização do exame. Cada UBS tem a sua própria programação, de acordo com a demanda dos serviços nas comunidades. As pessoas interessadas em realizar o exame devem ficar atentas para essa programação”, informa Adriana Souza.

 

Para 2015, a Prefeitura de Manaus tem a meta de ampliar a implantação dos testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família com 130 metros quadrados, as chamadas “Casonas de Saúde”. “Em 2013 e 2014, a Semsa capacitou 293 profissionais para garantir a implantação dos testes nas Unidades de Saúde. Para o próximo ano, a meta é capacitar 120 profissionais de saúde”, conclui a enfermeira.

 

A lista com as Unidades de Básicas que oferecem os testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Fotos: Rodemarques Abreu