Mais de 3,6 mil pessoas foram vacinadas em Manaus no Dia D contra a Influenza (gripe)

Por Prefeitura de Manaus

01/12/2025 16h39

Icone audio
Imunização #paratodosverem – Zé Gotinha e bebê no colo de sua mãe no Dia D contra a Influenza (gripe)

Mais de 3,6 mil pessoas foram imunizadas no “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovido pela Prefeitura de Manaus, no sábado, 29/11. Dezenove unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram da mobilização, com a oferta de doses ao longo de oito horas ininterruptas, das 8h às 16h, para idosos, gestantes, crianças e demais integrantes dos grupos prioritários da estratégia.

Ao todo, 3.669 pessoas receberam a vacina influenza trivalente no “Dia D” em Manaus, dentre elas 1.551 idosos, 677 crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 58 gestantes. Do início da campanha, no dia 3/11, até o último domingo, 30/11, a Semsa contabiliza a aplicação de 115.534 doses do imunizante nas salas de vacina da rede municipal.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, destacou a adesão significativa dos usuários ao “Dia D”, que tem como objetivo reforçar a cobertura vacinal contra a gripe. “Mesmo com a chuva intensa à tarde e a realização de uma final do futebol no mesmo dia, tivemos um bom número de usuários que compareceram para se vacinar”, comemora.

Marinélia assinala que a influenza trivalente é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 idade, gestantes e idosos, além de usuários de outros 17 grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. “São pessoas que têm maior risco de desenvolver formas graves da gripe, podendo necessitar de hospitalização e até ir a óbito por conta do vírus da influenza”, pontua.

A diretora enfatiza que a campanha de vacinação contra a influenza segue até 28 de fevereiro de 2026, com a oferta de doses em mais de 160 salas de vacina gerenciadas pela Semsa, distribuídas em todas as zonas da área urbana e rural. A lista de locais, endereços e horários pode ser consultada pelo endereço bit.ly/SalasVacina.

“Se você conhece alguém dos grupos prioritários, informe sobre a campanha, ou se você faz parte, compareça a uma das salas da Semsa para se vacinar e se proteger contra a gripe. A vacina salva vidas”, orienta.

Vacinação

Desde 2023, a campanha de vacinação contra a influenza inicia no segundo semestre do ano, em Manaus e nos demais municípios do Norte, diferentemente do restante do país, onde a estratégia inicia no primeiro semestre.

“Temos aqui a sazonalidade do período chuvoso, que causa um maior número de síndromes gripais. As cidades da região Norte realizam a campanha nesse momento por conta disso, justamente antes de começarem as chuvas mais intensas”, explica Marinélia Ferreira.

A campanha, conforme Marinélia, tem como meta imunizar 90% das crianças, gestantes e idosos, que somam 439.396 pessoas em Manaus; nos demais grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas. Dentre as 115.534 pessoas já vacinadas nesta edição da campanha na capital, estão 42.500 idosos, equivalendo a 18,69% dessa população, além de 5.896 gestantes (23,48%) e 28.900 crianças (15,48%).

Segundo Marinélia, ao lado de idosos, crianças e gestantes, a lista de grupos prioritários inclui: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais  da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa